Segurança de Aplicações


Nas organizações cujo negócio dependa cada vez mais de expansões e lançamentos de serviços digitais, a Segurança de Aplicações é uma prioridade que vem junto às premissas de disponibilidade e desempenho. 

Diante do ritmo imposto pelas áreas de negócios e pelo mercado, uma abordagem pragmática tem sido atualizar as funcionalidades das plataformas de WAF (web application firewall), e ao mesmo tempo simplificar a agregação de segurança no desenvolvimento. Contudo, além de se proteger de exploração indevida das funcionalidades das aplicações, é recomendável uma estratégia complementar de proteção do dado em si. Ou seja, se tudo falhar, o atacante derruba o serviço mas não consegue capturar dados críticos, o que minimiza muito os potenciais danos de um incidente.

Reforce a segurança da aplicação e sempre proteja o dado – pelo sim, pelo não

Junto à Segurança de Aplicações, é recomendável que se mantenha uma estratégia de Segurança de Dados. À medida que o ambiente passa a ser acessado por dispositivos, APIs e pontos de entrada com diferentes níveis de confiança, deve-se manter a proteção centrada nos dois elementos que importam: o dado e o usuário.

Resumidamente, quando se tem o controle da criptografia e da chave, a proteção da informação se mantém qualquer que seja a infraestrutura ou o meio de acesso. Pode-se ainda trabalhar o dado para ser exposto de forma segura (anonimizado, por exemplo), conforme o escopo e o risco de cada aplicação.

Customize sua orquestração de segurança

Do ponto de vista de consultoria técnica e integração, muitas vezes a implementação de soluções de Segurança de Aplicações só ocorre na hora de lançar ou escalar serviços digitais críticos para o negócio. É um momento em que as equipes se dedicam a questões como balanceamento de carga, otimizações no data center e tudo que é necessário para a aplicação ter sucesso. O profissional de cibersegurança, por sua vez, precisa pensar a Segurança de Aplicações de forma relacionada às outras disciplinas, de Segurança de Rede e Segurança de Dados.

Embora não exista a “bala de prata”, a experiência tem comprovado que é possível combinar o best of breed em cada categoria e construir soluções na medida dos riscos e do orçamento de cada iniciativa.

Para isso a First Tech conta em seu portfólio com soluções para segurança de aplicações através de:

  • Firewall para aplicações web (WAF)
  • Gestão e controle de aplicações (EndPoint)
  • Análise de código
  • Criptografia em aplicações

Tecnologias Relacionadas