Logo First Tech, soluções de pagamentos
Diferença TI / TO

Tecnologia operacional e tecnologia da informação: entenda a diferença

Dominar a diferença entre TI e TO é importante em diversos sentidos, pois amplia o olhar para duas soluções que aprimoram as tarefas do dia a dia. Pode-se até dizer que tecnologia operacional e tecnologia da informação são termos similares. Porém carregam significados distintos.

Em um determinado ponto, elas caminham juntas, e no artigo de hoje, você vai saber o motivo por trás dessa afirmação. Além de conferir o que está englobado no conceito de TI e TO. Continue a leitura para ver isso e tenha uma noção mais ampla sobre a convergência dessas tecnologias nos dias atuais.

Entenda a diferença entre TI e TO

Para compreender a diferença entre TI e TO, é necessário aprofundar os conceitos sobre cada uma. Isso porque, apesar de serem inovações que funcionam “por trás dos panos”, a rotina de todos é impactada diretamente por essas funcionalidades. Carros autônomos, realidade virtual, assistentes de voz e inteligência artificial são apenas alguns exemplos.

De um lado, está a tecnologia da informação, responsável por todas as ações envolvendo dados eletrônicos e computadores. Em resumo, tudo que vemos na rede, on-line, está conectado à TI. O conjunto de ferramentas fornece a possibilidade de armazenar, processar e proteger dados, bem como acessá-los de diversas formas.

A tecnologia operacional, por sua vez, também é conhecida como tecnologia da automação. Ela consiste na aplicação de softwares e hardwares para gerenciar processos físicos. Diversas áreas da economia usufruem dela, como:

  • agronegócio e meio ambiente;
  • indústria e manufatura;
  • transporte e logística;
  • cidades inteligentes;
  • geração de energia;
  • saúde.

Em resumo, tudo que se trata de uso de dispositivos conectados à rede e tratamento de dados é tecnologia da informação. Já os sistemas usados para administrar e analisar produções em locais físicos é tecnologia operacional.

Saiba o que significa dizer que TI e TO estão em convergência

Tempos atrás, era incomum ouvir profissionais da área de inovação falando sobre tecnologia operacional. A TI era o foco e estava em evidência. Mas por que, agora, observamos ambos caminhando lado a lado, apesar de tradicionalmente estarem isolados? Bom, hoje em dia, TO e TI estão se unindo pela necessidade de maior controle e análise de dados dos processos. Isso, somente a ligação com a tecnologia da informação pode oferecer.

Antes, não era comum ver esquemas de TO conectados à internet. Sendo assim, não havia preocupações com ataques de ransomware, invasões e roubo de dados. Apesar de ser um ponto positivo, era nítida a ausência de maior informatização para realizar melhorias e monitorar os sistemas com mais precisão. Foi então que esses dois recursos passaram a operar em conjunto.

Leia também: 9 problemas em tecnologia operacional que podem ser evitados.

Conheça alguns níveis de concordância entre TI e TO

Para entender melhor como as concepções anteriores funcionam na prática, elencamos as três principais categorias de convergência de TI e TO. Veja a seguir.

  • Convergência de software e dados: é onde os dados e softwares passam a funcionar de forma a atender às necessidades de tecnologia operacional. Basicamente, é a arquitetura de rede da companhia.
  • Convergência de processos: abrange os fluxos internos de trabalho. Aqui, os setores de TI e TO reorganizam as tarefas para que ambos possam trabalhar em conjunto.
  • Convergência física: como o próprio nome diz, é a adaptação dos equipamentos para receber o funcionamento da TI e TO juntas.

Os benefícios dessa afinidade podem ser percebidos em diversas áreas. Imagine um hospital que utiliza a tecnologia operacional para otimizar a rotina. Se uma atividade precisar ser paralisada por problemas no sistema de controle, os riscos são gigantescos. O contratempo passa a ser menos prejudicial se a junção do TI e TO já estiver consolidada.

A verdade é que, sim, existe diferença entre TI e TO, porém as duas tecnologias são cruciais para a sociedade em geral. Recentemente, falamos no blog sobre ameaças e ataques cibernéticos reais às estruturas de TO, provando que muitos segmentos são beneficiados. No artigo, citamos problemas em barragens, redes elétricas e outras situações que surgiram com a consonância da tecnologia operacional e da informação. Apresentamos, além disso, uma solução eficiente de TI para promover segurança cibernética em casos assim. Recomendamos a leitura!

Cibersegurança