Há 25 anos no mercado de serviços e soluções em tecnologia da informação, a First Tech foi uma das vencedoras na edição 2020 do Prêmio Relatório Bancário que aconteceu no dia 07 de dezembro, evento realizado pela Cantarino Brasileiro. A empresa conquistou o prêmio na Categoria Solução para Nuvem, dentro do Pilar Empresas de Meios de Pagamento, com o recém-lançado HoP (HSM off Premise).
O case apresentado foi o da startup Swap, que conseguiu multiplicar sua carteira de clientes após adotar a solução de HSM como serviço disponibilizada pela First Tech. “Eles nos procuraram porque queriam oferecer aos clientes uma infraestrutura adequada para colocá-los no controle dos meios de pagamento”, explica Edmar Siqueira, Head de Tecnologia e Informação da First Tech.
A startup havia iniciado um projeto de provedor de serviços e precisava montar uma empresa de emissão e processamento de cartão. Por considerar segurança um pilar fundamental, decidiu adequar-se às exigências do PCI DSS para estar em conformidade com os padrões de segurança de dados no segmento de cartões. Contudo, a compra de um HSM não foi considerada o melhor uso dos recursos disponíveis naquele momento.
A busca por soluções e por um fornecedor conceituado levou a Swap até a First Tech, que disponibilizou o modelo HoP (HSM off Premise), uma novidade no mercado brasileiro. O HSM como serviço inclui ambiente com sala segura, para inserção de chaves, suporte de profissionais capacitados, treinamento da equipe, consultoria e serviços. Com isso, a operação da startup ficaria ainda mais eficiente.
“A solução foi planejada de acordo com a necessidade da Swap. A First Tech levou em consideração o volume de processamento de transações que seriam executadas para formatar o pacote, o que também contribuiu com a geração de economia para eles”, relata Siqueira.
Esta, aliás, sempre foi a preocupação da First Tech, fazer com que o projeto do cliente dê certo. “A essência da First Tech é levar para o cliente o melhor de nós, de nossa equipe. Com isso, aumentamos a proximidade e todos ficam envolvidos na busca dos melhores resultados”, ressalta.
Um cenário inesperado
Edmar Siqueira liderou o desenvolvimento da solução, que foi aplicada pela equipe de especialistas da First Tech, em plena pandemia do coronavírus. “Esse foi um desafio para nós e para a Swap, que precisava realizar a implantação das soluções para oferta dos serviços às fintechs clientes naquele momento. Se não tivesse um ambiente seguro homologado, não iria operar”, relembra.
A Swap precisava encontrar uma solução que se adequasse à sua realidade e alternativas para montar uma empresa de emissão e processamento de cartão mesmo em meio à pandemia.
A instalação dos equipamentos necessários teria que ocorrer em duas cidades diferentes – São Paulo e Rio de Janeiro – garantindo toda a segurança ao sistema e à saúde dos trabalhadores. E foi exatamente assim que tudo ocorreu.
“Todo o trabalho foi marcado por idas ao data center para implementar a solução, e uso da sala segura para providenciar a geração das chaves criptográficas nas instalações da First Tech. Sempre cumprindo os protocolos de segurança à saúde estabelecidos pela OMS”. Afirma Siqueira.
O êxito da startup em associar seu produto a uma empresa reconhecida no mercado, como a First Tech, resultou em agilidade e eficiência, contribuindo para que a Swap consolidasse a imagem institucional de uma empresa líder em inovação digital.
“A solução apresentada nos impressionou bastante, tanto pelo fator tecnológico, como pela economia financeira que teríamos em poder utilizar a Sala Segura da Fisrt Tech. E a agilidade deles nos favoreceu muito. Os representantes da Bandeira para quem escolhemos processar nos disseram que esse foi o projeto mais rápido nos últimos 15 anos, nos quesitos de implementação da emissão de cartão como uma processadora / emissora”, revela Bruno Napolitano, CISO Security/Risk/Fraud da SWAP.
Acesse aqui para saber mais sobre o HoP HSM off Premises da First Tech.
Reconhecimento
Para Marcelo Abreu, um dos sócios e diretor de Marketing da First Tech, o atendimento à Swap consolida o HoP, que mesmo em pouco tempo de mercado, já mostrou sua eficácia.
“Nossa empresa está nessa área há muitos anos, a primeira operação foi para a extinta Credicard no Brasil, em 1996. O Prêmio Relatório Bancário reforça a relevância dessa atuação para meios de pagamento”, afirma.
Abreu afirma que receber um prêmio como esse, em plena a pandemia, renova a disposição de toda a equipe, que se dedicou integralmente ao projeto. “Neste ano, em especial, os meios de pagamento tinham que estar muito disponíveis. E envolveu uma grande dedicação de nossa equipe para promover a solução que a startup precisava. Essa é nossa missão. Não adianta trazer uma grande solução, se não for adequada para a empresa. Então, ficamos muito felizes por deixar o cliente satisfeito e também pelo reconhecimento”, finaliza Abreu.