Logo First Tech, soluções de pagamentos
Veja como o FortiSIEM fortalece as políticas de TO

Veja como o FortiSIEM fortalece as políticas de TO

O FortiSIEM é uma central unificada de monitoramento de Gerenciamento e Correlação de Eventos de segurança. Entre soluções similares, ele se destaca dos produtos genéricos porque suas funcionalidades exclusivas ajudam a resolver o grande desafio atual, que é a convergência entre as plataformas de TI e o mundo originalmente desconectado das plataformas de produção física (TO – Tecnologia Operacional).

Com o fim da “distância de ar” entre os sistemas computacionais e as instalações e processos de produção em chão de fábrica e plantas industriais em geral, ocorreu um aumento substancial da superfície de risco de segurança cibernética a ser gerenciada. Sem falar na multiplicação de pontos vulneráveis a violações internas, em grande partes sem visibilidade para os gestores de segurança.

Benefícios do FortiSIEM para sua empresa

Uma das principais virtudes do FortiSIEM está na sua capacidade de descobrir, visualizar e mapear os ativos do ambiente TI/TO e estabelecer o monitoramento online dos eventos de acesso e tráfego para oferecer segurança proativa e até preditiva de ameaças.

Os sensores inteligentes e evolutivos do FortiSIEM se estendem a todos os componentes do aparato de segurança de TI: firewall, filtros, antivírus, detectores de intrusão e pontos de varredura de tráfego, garantindo uma consciência providencial sobre o status do ambiente em tempo real. Na convergência TI/TO, estes recursos são compreendidos em sua arquitetura de monitoramento abrangente e proativa. 

Além das entidades impessoais, a solução gerencia a identidade de usuários humanos em todas as camadas de acesso. Tais entidades podem ser membros da força de trabalho ou provenientes do ambiente externo. Analisando o comportamento e contexto desses entes de acesso, o FortiSIEM aplica a tecnologia UEBA (Entity Behavior Analytics) que garante visão e gerenciamento multidimensional dos eventos no fluxo da rede unificada.

Isto propicia uma política dinâmica de monitoramento de eventos e uma consciência de acesso voltada não só para os entes, mas também para as sessões em todo o seu ciclo.  

Posicionamento Gartner

Por estas e outras características, o Gartner posicionou o FortiSIEM como solução visionária de 2021 no Quadrante Mágico para Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança.

Esta é uma informação relevante para os gestores na avaliação das opções de mercado para a centralização de análise, detecção, correção e resposta a incidentes.

Outro diferencial da plataforma está na sua integração nativa ao ambiente integral de infraestrutura de segurança Fortinet Security Fabric, que inclui os principais produtos de segurança presentes na maioria das redes críticas em nível mundial e com a maior abrangência de reconhecimento em termos de protocolo de acesso.

O FortiSIEM é um fator de otimização de recursos porque atua de forma orquestrada com o arsenal de segurança para integrar os ativos relacionados também a protocolos não cibernéticos (SCADA, ICS, MÊS e outros). Isto garante a perfeita visão da Tecnologia Operacional convencional e incluindo as bordas IoT, IIoT, além de todos os componentes típicos da rede corporativa e da nuvem.

A maturidade e ubiquidade dessa solução incide sobre a eficiência das estratégias de segurança e tem seus impactos mensuráveis sobre os custos de propriedade de ativos, continuidade dos negócios e fim da duplicidade de centros de custos de supervisão, suporte e manutenção. 

A esta visibilidade se soma a automação de acessos seguros, através da viabilização de recursos como a aplicação de múltiplos fatores de autenticação. O FortiSIEM viabiliza ainda a aplicação mutual TSL, tokenização da estrutura (ou dos dispositivos) e a micro segmentação inteligente de rede para estabelecer as zonas de controle crítico e orientar as equipes de segurança. 

Ao coletar dados de forma contínua e sem a separação do território em silos estanques, o FortiSIEM simplifica os esforços das equipes de segurança. Além disso, suas funcionalidades  oferecem resposta positiva à complexidade das estruturas de software e hardware do Centro de Operações de Segurança (SOC) e do Centro de Segurança de Rede (NOC).

Com o FortiSIEM fica mais rápida transferência da gestão de segurança de TO para as premissas do CISO e do CIO, liberando os times de engenharia e produção para a atividade fabril e viabilizando a aplicação de segurança nos conceitos Zero Trust e Cyber Security Mesh.

First Tech

Agora que você já sabe que o FortiSIEM da Fortinet é uma tecnologia para proteção de ambientes corporativos e pode contribuir para a segurança em sua empresa; fale com nosso time de especialistas clicando aqui.

E se você precisa saber como o TO impacta na Indústria 4.0 confira este outro conteúdo.

Cibersegurança