Atendimento de pacientes de qualquer lugar com solução de Telemedicina, melhorando o acesso à saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Atendimento de pacientes de qualquer lugar com solução de Telemedicina, melhorando o acesso a saúde

Estamos todos mais digitais. Até quem tinha mais dificuldade aderiu à tecnologia, já que durante muito tempo foi a única alternativa de contato com clientes, empresas e até com a família. Todos as áreas de trabalho precisaram se adequar, inclusive a da saúde, que passou a considerar fortemente a telemedicina.

Definitivamente, a satisfação do paciente e a sobrevivência do negócio passaram a exigir das instituições de saúde uma nova avaliação dos canais de comunicação utilizados. Já não era sem tempo.

Uma pesquisa realizada pela Avaya apontou que 1 em cada 3 profissionais da saúde não estava satisfeito com a tecnologia de que dispunha. O estudo Global Markets for Telemedicine Technologies revelou ainda que 3 em cada 4 organizações de saúde já esperavam investir mais em tecnologia, mesmo antes da pandemia.

De acordo com o levantamento, o mercado global de telemedicina totalizou US $ 31,2 bilhões em 2018 e está estimado em US $ 72,5 bilhões até 2023, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 18,3% no período de 2018-2023.

A nova edição da pesquisa, que será publicada ainda neste ano, vai trazer informações relativas ao impacto da pandemia da Covid-19 no crescimento do mercado da telemedicina.

Legislação a favor da telemedicina

Hospitais, profissionais da saúde, clínicas e convênios médicos foram diretamente impactados pela pandemia da Covid-19, o que contribuiu com a aceleração dos processos de inovação.

A solução para atendimento remoto de pacientes ganhou reforço da lei. Um mês depois que a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou a pandemia do novo coronavírus, o presidente da República, sancionou a Lei 13.989 que estabelece a utilização da telemedicina durante esse período crítico.

Com a publicação no Diário Oficial da União, o uso da tecnologia para realização de atendimento médico sem necessidade de proximidade física com o paciente passou a ser permitido. Segundo a Agência Senado, a regulamentação da telemedicina poderá ser feita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) após o período de crise causada pelo novo coronavírus.

Nesse contexto, a telemedicina se consolida como uma estratégia viável para ampliar o acesso e levar a atenção médica a pessoas e lugares carentes e distantes. É claro que para atuar nesse modelo, é preciso contar com uma estrutura tecnológica que ofereça agilidade, segurança e conexão de qualidade para as duas pontas. Mas os benefícios são tantos, que vale a pena.

Benefícios da telemedicina

Além de ampliar o acesso à saúde, a telemedicina também traz mais possibilidades para o ensino e a pesquisa médica, em especial aos médicos e estudantes de Medicina que se encontram em regiões isoladas.

A tecnologia também é aliada na formulação de estratégias adequadas ao atendimento com qualidade e segurança, auxiliando na hora de cativar os clientes e viabilizando novos atendimentos.

Com a solução correta de comunicação, é possível aliar um canal eficiente à otimização de custos e à melhora dos resultados. E ainda integrá-la aos sistemas de H.I.S. (Hospital Information System), com atendimento por videoconferência, salas de espera e salas de triagem.

Expertise no assunto

Há 25 anos no mercado, a First Tech tem a Avaya como parceira, líder global em soluções de comunicações unificadas e contact center para atendimento a clientes e porque não também a pacientes; são soluções com aplicações em nuvem que podem ser contratadas como subscription e de forma escalonável, ou seja, o cliente pode contratar os serviços sob medida para cada tamanho de negócio. Tudo isso com modernos projetos tecnológicos e últimas tendências de negócios em desenvolvimento no mercado de telemedicina.

Esse enorme avanço na área de telemedicina revela o impacto positivo que a tecnologia pode ter na relação entre médico, paciente e instituições de saúde, tais como hospitais, laboratórios e planos de saúde. E para colocar tudo isso em funcionamento, você pode contar com a expertise da equipe da First Tech, especializada no assunto.

Quer saber mais sobre ferramentas de call center e colaboração com foco em telemedicina? Entre em contato conosco.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira