Como reduzir custo com seu contact center e fortalecer a relação com seu cliente, mesmo em tempos de instabilidade econômica

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como reduzir custo com seu contact center e fortalecer a relação com seu cliente, mesmo em tempos de instabilidade econômica

Nesse artigo vamos mostrar como reduzir custo do seu contact center e fortalecer a relação com seu cliente, mesmo em tempos de instabilidade econômica.

Seja no elevador do escritório ou de seu prédio residencial, o assunto no início de 2020 é o mesmo: coronavírus. Nas mídias, domina as manchetes. E nas empresas, as discussões vão além: quais serão os reflexos na economia local?

Temos visto que com o coronavírus e tanta incerteza local, o Brasil caminha para o quarto ano de fraco crescimento. A turbulência no cenário global e as dúvidas sobre o avanço das reformas não deixam a economia brasileira deslanchar, e o país perde mais um ano de crescimento. Previsões para o PIB de 2020 estão entre 1,5% e 2% e já embutem risco de baixa.

E exatamente por essa abordagem econômica é que vale a pena aproveitar o momento para repensarmos a relação com os clientes e verificarmos se as soluções de contato que escolhemos para mantê-los próximos da empresa são as mais adequadas.

Como você tem atendido o seu cliente? Você tem ferramentas de contact center instaladas ou contratadas? São congruentes com os objetivos atuais de sua empresa?

E outras questões se fazem necessárias nesse momento: diante de um quadro de pandemia, você tem possibilidades de permitir ao seu funcionário que trabalhe em home office e, ainda assim, mantenha a qualidade no atendimento ao seu cliente?

Sabemos que as empresas mais preparadas têm alto índice de sobrevivência e de crescimento. Dessa forma, é sempre bom informar-se sobre as tecnologias existentes, garantindo à sua empresa a melhor solução. Assim, vamos ao assunto do dia. Contact center: como reduzir custo e fortalecer a relação com seu cliente.

Como reduzir custo do seu contact center

Parece um cenário perfeito para uma empresa: eficiência e economia. E o contact center permite essa união, mas há que se observar os detalhes.

Ele não dispensará o uso do telefone e as eventuais ligações, daí a importância de que seu funcionário seja treinado para oferecer o melhor atendimento ao seu cliente que pode, por vezes, encontrar o mesmo produto em um concorrente. E, nesse caso, o atendimento que ele receberá de sua empresa será o diferencial.

Contudo, o contact center promove outras formas de contato, com menos humanos, talvez, mas com mais humanidade. Dessa forma, é o primeiro ponto da economia no atendimento ao cliente.

Sabemos que contratar pessoas custa caro. Especialmente em nosso País, que exige tantos recolhimentos. Mas esse é assunto para outro artigo. O que queremos dizer com isso é que quanto mais se consegue automatizar o processo, melhor.

Quanto mais você retém suas ligações, seja em mídias digitais ou em tantos outros meios, menos você precisa do ser humano ali. E, com isso, evita o alto custo do agente que fala.

Com essa solução, que ocorre em diversos canais por meio de sistemas de atendimento digital e por voz, é possível aprimorar o relacionamento com o seu cliente. E esse é o ponto. Afinal, as relações estão cada vez mais ágeis e mais globalizadas.

Automatização

Por isso, o caminho da automatização e do autoatendimento tem sido tão procurado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Em suas demandas pessoais, possivelmente, você também já teve contato com um atendimento automatizado. Então sabe do que estamos falando.

O nosso negócio é possibilitar justamente que sua empresa tenha uma relação duradoura com os clientes, algo que tanto prezamos. E isso é possível através da diversificação de meios.

Assim, quando falamos em multicanalidade, estamos falando do atendimento via chat, via e-mail, via whatsapp, enfim. E aqui entre nós, sabemos o quanto as conversas por meios digitais, muitas vezes, surtem melhores resultados do que as faladas entre duas pessoas.

O caminho para o contact center

Em princípio pode até parecer que investir em um contact center para sua empresa, ou aprimorar o sistema que já está em uso, vai onerar o seu negócio. Mas o que viemos lhe contar é justamente que existem formas de estabelecer essa solução com menos custo e mais flexibilidade.

E se o assunto é comunicação corporativa, temos uma missão maior: otimizar as relações, promovendo novas formas de contato, fortalecendo a organização em todos os ambientes e acelerando o crescimento lucrativo.

Sabemos que muitas empresas lidam com desafios comuns: orçamentos e recursos de TI limitados, o que pode dar a impressão de que não será possível recorrer a uma solução mais sofisticada.

Além disso, os ambientes cada vez mais complexos de aplicações e os elevados custos para adquirir e manter as ferramentas de TI acabam desanimando o empresário que começa a pesquisar sobre soluções de comunicação. Muitas vezes, falta flexibilidade para o crescimento.

Bem, mas a intenção aqui é focar nas soluções. Só queríamos que soubesse que conhecemos os principais problemas enfrentados pelas empresas. E sabemos como lidar com eles.

Tanto que, além da possibilidade de aquisição dos equipamentos para compor um contact center, temos a alternativa de contratar o serviço como assinatura. Com isso, a empresa pode adquirir apenas a funcionalidade necessária ao seu objetivo, o que propicia elasticidade.

Leia também nosso artigo sobre:
Como garantir a continuidade do call center com eficiência.

Solução

Ao buscar uma solução de colaboração que realmente possibilitasse redução de custos e oferecesse mais flexibilidade, decidimos trabalhar com a Avaya, líder mundial em soluções para contact center.

Com a Powered By Avaya IP Office todos os desafios são removidos por meio da comunicação e de recursos de colaboração em nuvem, adequados à necessidade de sua empresa; e aí está a chave da flexibilidade.

Além disso, a ferramenta disponibiliza uma variedade de recursos de comunicação possibilitando que as aplicações sejam personalizadas e, consequentemente, a produtividade aprimorada.

O modelo de negócios é flexível justamente porque você pode adicionar recursos conforme quiser.

Ou seja, só para se ter uma ideia, o Avaya Contact Center Select, um dos componentes dessa solução, cria um ambiente onde as skills são utilizadas por toda a empresa para criar grande eficiência e permitir os negócios crescerem.

Uma solução adequada para a comunicação de sua empresa reflete em inúmeros benefícios para seus negócios.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a responder a pergunta “contact center: como reduzir custo?”. Quer saber mais detalhes e aumentar a flexibilidade por meio de um contact center? Entre em contato conosco que teremos muito prazer em atendê-lo.

Veja também