Parceria de Sucesso: Segurança Cibernética na transmissão de energia

Luiz Fernando é formado em engenharia de telecomunicações, pós-graduado em Marketing, com MBA em Gestão de Projetos e Negociação, além de curso de Formação de Líderes de CiberSegurança. Após uma longa trajetória, chegou à Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), onde está desde a concepção do projeto. A BMTE nasceu há 10 anos com a missão de levar a energia gerada pela Usina Hidrelétrica Belo Monte para a Região Sudeste. Com mais de 2.000 km de extensão, a linha de transmissão intercepta 70 municípios em quatro estados: Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Acostumado com longas jornadas, como o Caminho de Santiago de Compostela que percorreu várias vezes, Luiz apoia os projetos de telecomunicações e cibersegurança da BMTE. Ele foi designado coordenador para esse projeto, trabalhando em conjunto com o pessoal de manutenção da BMTE na troca dos firewalls da companhia, para o qual a First Tech venceu a licitação privada promovida para este fim. Foram instalados Firewalls, Managers e Analyzers, no projeto que teve duração de três meses.

A gente não pode simplesmente desligar um sistema e colocar outro. Existe toda a parte de configuração, aplicação de regras e inúmeros testes visando a proteção e controle da rede, que tem que ser feita, né? Para você mexer em qualquer coisa no sistema que cause indisponibilidade do mesmo, que seja por um minuto, a perda é altíssima para nós. Então tudo tem que ser feito com muito critério, muito cuidado, com duplicidade, e olhando todos os detalhes” explica ele.

Manter toda a rede em segurança e garantir o total funcionamento dos novos equipamentos é um serviço que deve ser feito com muita atenção e sempre à várias mãos.

O papel da First Tech foi estar ao lado da BMTE, superando cada desafio que surgia. “Para a First foi um grande desafio, pois tiveram que se adaptar neste mercado de energia, mas foram atuantes com a gente, quando precisávamos. O time estava com a gente, dando tanto apoio remoto quanto presencial. Foram semanas em Estreito e em Xingu. Então, foi um trabalho à quatro mãos, vocês desenvolvendo e nós sempre participando.

Luiz também reconhece as dificuldades enfrentadas: “Dificuldades tivemos, claro, pela complexidade e especificidade do projeto. Mas o apoio que nós tivemos foi bom. Sempre que precisava, ligava pra alguém e nos atendiam.

Com muito entusiasmo a First Tech entrega esse projeto grandioso e se orgulha de contribuir para a segurança de uma peça tão importante na transmissão de energia de nosso país.