BLOG


Cibersegurança. Por que o assunto interessa a todos na empresa

Intensidade e abrangência dos ataques exige que empresas entendam que a segurança digital deve envolver todas as áreas do negócio e não só a TI.

Há cerca de 1 mês, milhares de informações de uma grande rede varejista norte-americana foram acessados por crackers. O problema foi tão sério que até mesmo bancos alertaram seus correntistas nas semanas seguintes para os riscos envolvendo uso indevido de seus cartões de crédito. Senhas tiveram que ser substituídas e, em muitos casos, o próprios cartões tiveram que ser trocados.

Cerca de uma semana após o surgimento do problema da rede varejista, um dos maiores bancos norte-americanos descobriu brechas em seus sistemas que permitiam o acesso a bancos de dados que deveriam ser blindados. O problema, mais uma vez, foi tão dramático que o governo federal americano acabou se envolvendo, para acompanhar as providência que estavam sendo tomadas para resolver a questão.

Os dois exemplos apenas ilustram um fato: cibersegurança tornou-se um dos temas mais importantes dos últimos tempos para todas as empresas e também para todos os usuários. Dentro das corporações, uma noção que precisa ser cada vez mais difundida é a de que cibersegurança precisa envolver todas as áreas de negócio: ela não pode mais ficar restrita à responsabilidade dos times de tecnologia.

Fonte: IDG Now