Aumento do uso de e-commerce faz crescer fraudes em cartões; saiba como proteger sua empresa e seus clientes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Aumento do uso de e-commerce faz crescer fraudes em cartões; saiba como proteger sua empresa e seus clientes

O isolamento social apontado como medida para conter a disseminação do coronavírus gerou um boom nas vendas por meios digitais. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgado em julho, apontou que desde o início da pandemia, mais de 125 mil lojas aderiram às vendas pelo e-commerce.

Antes de toda essa situação, a média mensal era de 10 mil lojas. De janeiro a maio, foi registrado um aumento de 65,7% no número de pedidos e de 56,8% no faturamento. Se por um lado, o crescimento no e-commerce é ótimo para comerciantes e até para a economia do país, por outro, trouxe mais insegurança já que gerou um considerável aumento nas fraudes em cartões.

Segundo uma pesquisa realizada pela Refinaria de Dados, especializada na coleta e análise de informações digitais, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros na chamada dark web cresceu 108% nos dois primeiros meses da pandemia. O número de buscas diárias alcançou 19,20 milhões, sendo que até então girava em torno de 9 milhões.

Vulnerabilidade das transações de cartões

Com a pressa de colocar o e-commerce em funcionamento, muitas empresas deixaram a segurança a desejar, o que dá margem para um universo de fraudes. Se a empresa não estiver atenta a esse detalhe, pode ter grandes dores de cabeça, já que será responsabilizada pelas ocorrências. Uma grande frustração, em especial para quem queria vender e lucrar.

Além das ameaças externas e de ter que lidar constantemente com os atacantes cibernéticos, existe também a possibilidade de fraudes internas, já que alguns dados podem ser acessados por quem tiver informações privilegiadas, caso não estejam devidamente protegidos.

A luta, portanto, é contra ameaças internas e externas. E, muitas vezes, como temos visto de modo insistente ultimamente, contra inimigos invisíveis.

Reforço na segurança

A coleta e o fechamento das transações são momentos importantes na utilização de cartões. E seguir as normas que norteiam o mercado de cartões é o primeiro passo para reforçar a segurança – da empresa e do cliente.

Estar alinhado aos processos e em conformidade com padrões do PCI oferece maior garantia de segurança e mitiga riscos, além de elevar o nível de maturidade das empresas como um todo. A utilização enxuta e eficiente do HSM também é um diferencial pois permite execuções mais ágeis de transação trazendo desempenho e eficácia.

Soluções customizadas

O mercado já demonstrou que pensar em Segurança não é custo, investir em segurança significa investir em tranquilidade para o negócio. E revela a preocupação da empresa em oferecer o melhor para seus clientes. Por isso, quem prioriza a segurança nas transações de cartões, sai na frente.

Há 25 anos no mercado, a First Tech conseguiu adequar a solução à necessidade de seus clientes e passou a oferecer serviços de segurança para os negócios de modo customizado. A fim de garantir segurança nas transações de cartões, por exemplo, a First Tech oferece o HSM; e o cliente pode escolher o modo que melhor se adapta às suas circunstâncias:

1 – HSM + Consultoria + Suporte + Treinamento + Monitoramento 24x7x365 dias.

2 – HoP + Consultoria + Suporte + Treinamento + Monitoramento 24x7x365 dias.

No caso de HSM como serviço, o diferencial é o custo; com o HoP, o custo inicial é substituído por uma pequena mensalidade, permitindo a adesão de todos os públicos que queiram transacionar com cartões de pagamento.

Para saber mais detalhes sobre a proteção de sua empresa e de seus clientes, fale conosco ou clique aqui e acesse nosso site.

Fique por dentro do assunto. Assine nossa Newsletter e acompanhe as principais notícias.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira