Como descobrir, proteger e gerenciar os dados em repouso com Ciphertrust (Vormetric)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em qualquer organização existem hoje incontáveis tipos de arquivos, metadados, fragmentos de dados e informações estruturadas ou não estruturadas armazenadas em HDs, pendrives, laptops, containers e sistemas dedicados de storage.

Enquanto grande parte das estratégicas de segurança se volta, fundamentalmente, para os gerenciadores de bases dados e para o fluxo de transações de dados ativos entre as pessoas, aplicações e dispositivos, um grande número de “data lakes” vai se formando, na rede visível e na shadow-IT, e nelas vão se acumulando os chamados “dados em repouso”.

O conceito abrange qualquer tipo de informação digital armazenada no ambiente e que permanece “inerte” a maior parte do tempo. Ou que foi eventualmente criada para uma finalidade efêmera e não apagada na sequência. Por exemplo, como uma mensagem chat, um rascunho de texto contendo o CPF de alguém, um documento copiado na área de trabalho do PC, o número de uma identificação anotado em texto, a foto de uma fatura que o funcionário enviou para si mesmo através do e-mail corporativo.

O objetivo da plataforma Ciphertrust (Vormetric) Data Security da Thales é oferecer a descoberta visibilidade, criptografia, controle e aplicação de políticas de segurança de acesso e proteção a essas informações que não se enquadram no perfil de dados protegidos pelos gerenciadores de bases de dados e pelos esquemas de segurança de big data orientados a dados sensíveis.

A suíte completa da plataforma Ciphertrust (Vormetric) oferece inteligência para localizar e definir o real nível de criticidade de conteúdo e valor dos dados em repouso, descartando aquilo que não se enquadra na classificação de dados. Atua também na curadoria, organização e enquadramento em políticas de acesso, eliminação, conservação, ciclo de vida e transporte dos dados em repouso.

A plataforma proporciona a criptografia e o gerenciamento de chaves de acesso a esses dados localizados em qualquer ponto da rede, dispositivos móveis e ramificações remotas ou na nuvem.

Com a adoção dessa tecnologia, a gestão de dados da empresa assume outra dimensão, compatível com o desafio hoje colocado diante da produção desenfreada de informações e seu armazenamento aleatório, por parte de usuários ou aplicações. A solução leva o conceito “zero trust” para o armazenamento e extração dos dados sensíveis da organização.

Além de utilizar as melhores práticas de segurança na proteção de dados, o CipherTrust Data Security (Vormetric) permite a criação de políticas de acesso e monitora, de forma proativa, as requisições de acesso e modificação dos dados. Ele também cria trilhas de auditoria, essenciais para a gestão dos dados sensíveis e aplicação de compliance às normas de segurança.

Recursos avançados de proteção e prevenção, como mascaramento de dados, tokenização e monitoramento de eventos de segurança (SIEM) são implementados de forma escalonável e integrados a painéis de monitoramento, com abrangência para ambientes de dados tradicionais e open-source.

CipherTrust (Vormetric)

Se desejar saber mais sobre a plataforma CipherTrust para proteção de dados do seu negócio, fale com nosso time!

Veja também