Como o controle de acesso à rede (NAC) pode aumentar a segurança?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como o controle de acesso à rede (NAC) pode aumentar a segurança?

O controle de acesso à rede, ou NAC, é uma  solução de acesso “Zero Trust” que fornece aos usuários visibilidade aprimorada dos dispositivos da Internet das Coisas (IoT) em suas redes corporativas. 

Essa tecnologia de segurança já existe há quase duas décadas, mas uma nova geração de suas ferramentas está ajudando as organizações a enfrentarem a superfície de ataque que vive constante expansão, proporcionando não apenas visibilidade do ambiente de rede, mas também aplicação e controle dinâmico de políticas. Estejam os dispositivos se conectando de dentro ou fora da rede, ele pode responder automaticamente a dispositivos comprometidos ou atividades anormais.

As soluções modernas também fornecem uma visão clara dos ativos de rede para dar suporte às certificações regulatórias e às melhores práticas de segurança que exigem às organizações o estabelecimento e manutenção de um inventário preciso de todos os dispositivos conectados; algo que ocorre mesmo em ambientes virtuais onde os ativos estão constantemente se conectando e desconectando da rede. 

Os recursos de monitoramento e resposta são especialmente críticos, uma vez que muitos dispositivos deixam os usuários expostos a riscos adicionais por meio de software comprometido, mal escrito e sem patches, além de portas traseiras não anunciadas conectadas ao firmware, entre outros fatores.

As soluções de controle de acesso à rede são uma parte importante de um modelo Zero Trust Access para segurança, no qual a confiança não está mais implícita para usuários, aplicativos ou dispositivos que tentam acessar a rede, e para os quais as equipes de TI podem saber facilmente quem e o que está acessando a rede, bem como como proteger os ativos corporativos dentro e fora da rede.

Sobre o FortiNAC da Fortinet

Assim, se faz necessária uma solução como o FortiNAC da Fortinet, que realiza o controle de acesso à rede. Para a segurança, o software NAC pode aprimorar todos os recursos da Fortinet Security Fabric, garantindo visibilidade, controle e resposta automatizada para tudo que se conecta à rede. 

Seu nível de proteção ainda pode englobar as ameaças contra tecnologias de IoT, fornecendo a extensão do controle a dispositivos terceiros e orquestração de respostas automáticas a uma série de eventos relacionados à rede.

O FortiNAC habilita três recursos principais para a proteção de dispositivos conectados à rede de uma empresa:

  • Visibilidade da rede para ver cada dispositivo e usuário, à medida que eles entram nela;
  • Controle de rede para limitar onde os dispositivos podem entrar;
  • Resposta automatizada para acelerar o tempo de reação a eventos, passando de dias para segundos.

Como obter o FortiNAC?

A First Tech é parceira GOLD Fortinet e disponibiliza soluções da marca que vão além do FortiNAC.

Fale com nosso time para saber mais!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira