Entenda como funciona VPN e NGFW

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como funciona a VPN e NGFW

A tecnologia está a todo vapor. E sua empresa pode muito bem se beneficiar dela. Afinal, se é necessário acessar a rede interna de uma empresa com o todo o sigilo possível, aí está a tecnologia de novo. Mas aqui, ela está em outra forma. Ela se apresenta como Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual. 

O que é VPN?

Para usá-la com sabedoria, é necessário que a empresa saiba bem o que de fato é e como funciona uma VPN: ela se baseia na conexão de dois dispositivos a partir de uma rede pública, mas com o máximo de segurança e sigilo.

Portanto, a VPN proporciona um uso estritamente corporativo e, para tal, também apresenta uma série de vantagens. Como vivemos em um momento em que a internet está em todos os lugares, a Rede Privada Virtual permite que todos os funcionários continuem conectados mesmo em caso de home office, algo que pode até mesmo diminuir os custos da empresa. 

Outra importante vantagem de aderir à VPN é que, com ela, é possível camuflar os IPs dos computadores da empresa, o que possibilita burlar eventuais bloqueios e, até mesmo, acessar conteúdos de cunho internacional.

E o que é NGFW? 

Porém, se sua empresa quer um suporte ainda maior na segurança de tráfego e acesso aos computadores, existe também o Next-Generation Firewall ou somente NGFW, como é conhecido no meio. Ele consiste, simplesmente, em uma versão de firewall atualizada com recursos adicionais. 

Para esclarecer ainda mais os benefícios do NGFW, é preciso saber que um firewall tradicional se atenta somente às normas baseadas nas camadas 1 a 4 do modelo OSI, limitando os controles aplicados somente a IP e porta, como por exemplo o IP 10.10.1.3 saindo para internet na porta 443 (HTTPS).

Com o NGFW, a administração vai além da camada 4, podendo chegar até a 7, que é tida como Camada de Aplicação do Modelo OSI. Permitindo um controle por aplicação como o Office 365, ou até mesmo o Whatsapp, mas essa não é a única vantagem da Next-Generation Firewall ante o Firewall tradicional. Ela abrange uma série de outros benefícios; e o NGFW atende, de forma integrada, funcionalidades que o Firewall tradicional não possui. Como por exemplo:

  • SD-WAN e controle dinâmico de banda;
  • Antivírus Nativo;
  • Inspeção SSL/HTTPS,
  • VPN SSL – Web e Tunnel;
  • Webfilter;
  • Application Control;
  • DPI (Deep Packet Inspection);
  • DLP (Data Leak Prevention);
  • DNS Filter.

E, além destas funcionalidades, o Next-Generation Firewall tem, ainda, muitas outras, como o controle integrado de autenticação e o controle de permissões e auditoria de administração do FW, relatório de navegação e IDS/IPS (Intrusion Detection System/Intrusion Prevention System). 

Estando ciente destas informações acerca do NGFW e VPN, fica claro que sua empresa, se optar por adotá-los nos sistemas computacionais, terá, indiscutivelmente, uma segurança e um sigilo de informações muito maior em comparação à utilização de firewalls tradicionais. Além disso, existe, como já foi levantado, o custo benefício que com certeza pesa na balança.

Em uma era hiper conectada, não é demais investir em sistemas que ofereçam uma segurança maior nas atividades realizadas pela instituição. Até porque, estando protegido e automatizado o trabalho rende mais e tanto o empregado como o empregador saem ganhando.

First Tech: 25 anos proporcionando o melhor em tecnologia

E falando em liberdade sem perder a segurança, te apresentamos a First Tech!

Com 25 anos de experiência no mercado, a First Tech possui diversas soluções tecnológicas voltadas para a sua empresa.

Temos, por exemplo, o SD-WAN, que é disponibilizado em parceria com a Fortinet, líder no segmento.

Recomendamos a leitura desse outro artigo: SD-WAN: facilidade e segurança no gerenciamento de redes

E é claro que esse “casamento” só poderia resultar no mais alto nível de independência no controle de sua rede. Mas não se assuste: como foi dito no início deste tópico, nós garantimos a sua liberdade e independência, mas sem perder a segurança, que é essencial em uma empresa, não importando o porte dela.

Portanto, se pensar em tecnologia para a sua empresa, pense First Tech!

Entre em contato conosco!

Veja também