Milhares de dados vazados recentemente. Como evitar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Milhares de dados vazados recentemente. Como evitar?

Os vazamentos de dados generalizados vêm se tornando cada vez mais corriqueiros, e um grande exemplo é o caso do LinkedIn, que recentemente teve 500 milhões de usuários com seus dados vazados.

Por conta deste e de outros tantos casos que ficaram famosos, o exercício de 2021 parece ter entrado para a história como um dos piores momentos para a segurança de dados, deixando para trás cerca de 500 bilhões de dados pessoais vazados mundialmente em 2019 (com avanço de 493% no Brasil), segundo estimativas do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Já no início do ano de 2021, por exemplo, uma operação única organizada de maneira global para roubar login e senhas, atingiu outras 3,2 bilhões de contas de serviços campeões em número de usuários, como Netflix, Gmail, Hotmail e o próprio LinkedIn.

Todas as informações, claro, são sensíveis, com um considerável potencial de dano inclusive à imagem de uma empresa.

Vazamentos de dados no Brasil

O Brasil foi o sexto país mais atingido por vazamentos de dados em 2021. Foram mais de 24 milhões de perfis pertencentes a usuários do Brasil tendo informações expostas a partir de ataques ou brechas em sistemas. Vejamos alguns números:

1- Estados Unidos, com 212,4 milhões de contas atingidas;

2- Irã, com 156,1 milhões de perfis vazados;

3- Índia, com 86,6 milhões de pessoas comprometidas

6 – Brasil, com 24,2 milhões de perfis afetados.

Em um momento na qual a privacidade e a segurança parecem mais discutida do que nunca, temos um panorama perigoso.

A combinação dos números de 2020 e 2021, os maiores de toda a história, mostram que uma em cada cinco pessoas teve suas informações expostas na internet por cibercriminosos.

Se continuar assim, com esse ritmo, todos os cidadãos do mundo estariam comprometidos na rede até 2027, mas especialistas acreditam que isso não vai acontecer devido ao foco dedicado pelos criminosos a golpes mais lucrativos como ransomware em países mais vulneráveis.

O que pode acontecer quando acontece um vazamento de dados?

O alto volume de ataques de ransomware oferece uma ameaça constante de sequestro e vazamento de dados caso os resgates não sejam pagos, e isso pode ser suficiente para os cibercriminosos conseguirem efetuar fraudes bancárias em nome de empresas.

Contando com informações deste tipo em seu sistema, um hacker pode aplicar, por exemplo, o chamado Golpe do Boleto, no qual falsas cobranças são enviadas para pessoas que supostamente estão, de fato, à espera dessa conta a pagar.

Quais as consequências ao negócio com o vazamento de dados?

Vejamos algumas das principais consequências de vazamentos de dados:

Exposição de informações confidenciais: As empresas possuem grandes volumes de informações trafegando por seus sistemas, principalmente de clientes.

Problemas no emprego: Após a detecção de um vazamento de dados, é necessária a identificação de fontes e responsáveis. Assim, vazamentos podem afetar a carreira dos envolvidos.

Fraudes financeiras: As credenciais vazadas podem facilitar a ação de criminosos em um ataque de phishing, que se unida a outros dados sensíveis, são suficientes para a realização de fraudes bancárias em nome das empresas.

Extorsão e chantagem: Um golpe em alta é o ataque de ransomware, com isso, golpistas chantageiam e extorquem a vítima a pagar um valor de resgate dos dados, com a promessa da devolução do acesso aos dados.

Mancha na reputação: A reputação de uma marca pode ser destruída por um incidente de segurança da informação. Com isso, a confiança de clientes e apoiadores pode ser colocada em risco.

Penalizações da LGPD: A empresa que sofrer um vazamento de dados pode ter sua operação interrompida parcialmente ou completa, sem contar no pagamento de multa que pode chegar a R$50 milhões por incidente.

Como proteger os dados da empresa para evitar vazamentos?

Para qualquer empresa, se faz necessário o uso de ferramentas ou soluções que garantam a privacidade e proteção dos dados.

É sabido que todo sistema é passível de invasão, por isso, adotar uma solução que torne os dados ilegíveis em caso de vazamento é importante.

Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre a importância da proteção dos dados para uma empresa e sobre as consequências em caso de vazamentos.

Você pode falar com o nosso time e tirar sanar mais dúvidas se desejar.

Um abraço e até a próxima!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Tokenização de Bandeira