Redes com dispositivos IoT: como resolver questões de segurança?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Redes com dispositivos IoT: como resolver questões de segurança?

Com o aumento da utilização de tecnologias IoT dentro do ambiente corporativo, cada vez mais dispositivos estão conectados à rede.

Para se ter uma ideia, a empresa Statista fez uma pesquisa, estimando um dado impactante: os números dizem que a tendência até 2025 é a de que os dispositivos IoT possuam mais de 30 bilhões de unidades espalhadas por todo o planeta. Atualmente, esta quantidade está na casa dos 13 bilhões.

Este aumento tem a sua motivação, afinal, é fato que as tecnologias IoT têm o poder de levar conexão à internet e processamento de dados a qualquer objeto tecnológico.

No entanto, à medida que mais conexões são desenvolvidas, elas devem fazer da segurança um dos principais fatores entre as prioridades.

Como resolver questões de segurança nas redes com IoT?

Esta priorização acontece por um motivo claro: quanto maior a exposição, maiores os riscos às redes. O problema se agrava quando se nota que os dispositivos IoT foram projetados sem políticas de segurança definidas, representando um risco significativo para os dados transportados dentro das redes de uma empresa.

Houve, inclusive, um aumento no número de ciberataques que utilizam as tecnologias IoT para agir. Para resolver a essas questões de segurança com eficiência, soluções de qualidade devem ser implementadas, garantindo os seguintes recursos:

Monitoração de dispositivos móveis: a solução deve auxiliar sua organização a se certificar de que todos os dispositivos móveis estejam em ambientes seguros dentro da rede. Qualquer aparelho vulnerável está suscetível ao comprometimento de dados e informações sensíveis pertencentes à empresa.

Monitoração completa da rede: uma solução eficiente deve controlar as atividades variadas que ocorrem dentro das redes da organização, diminuindo os riscos de ataques anômalos. Com os recursos disponíveis, ainda é possível programar os dispositivos para que eles estejam alinhados com as políticas de segurança desejadas.

Exigência de senhas fortes: as credenciais de login devem ser protegidas o tempo todo pela solução implementada. Com a proteção de redes sendo realizada através de senhas, certifique-se sobre a força das mesmas. 

A solução FortiNAC da Fortinet

O FortiNAC trata-se da solução Fortinet que possibilita o controle completo de acesso à rede e utiliza recursos especiais que garantem a segurança.

Alguns dos principais benefícios: 

  • Controle de rede para limitar onde os dispositivos podem entrar;
  • Visibilidade da rede para ver cada dispositivo e usuário, à medida que eles entram nela;
  • Resposta automatizada para acelerar o tempo de reação a eventos, passando de dias para segundos.

First Tech

A First Tech disponibiliza o FortiNAC da Fortinet, que garante proteção e gerenciamento facilitado às redes de uma organização.

A First Tech ainda é parceira GOLD Fortinet e está há mais de 25 anos na área de cibersegurança.

Fale com nosso time para saber mais!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira