Logo First Tech, soluções de pagamentos

Qual é a importância do SOC para prevenção de ataques cibernéticos?

SOC: o que é, como funciona e qual sua importância na prevenção de ataques?

A segurança cibernética é um tema de extrema importância na era digital em que vivemos. Com o aumento dos ataques e a sofisticação das ameaças, é fundamental adotar medidas eficazes para proteger as informações e os sistemas das organizações. Nesse contexto, o SOC (Security Operation Center) como serviço surge como uma solução abrangente e eficiente. Veja agora qual é a importância do SOC para prevenção de ataques cibernéticos.

O que é um SOC e como funciona?

O SOC (Security Operation Center) é uma estrutura centralizada que compreende todos os componentes de segurança e gestão de vulnerabilidades do ambiente de TI. Sua missão é garantir a aplicação de políticas de segurança em toda a infraestrutura, abrangendo desde ativos de software e dispositivos físicos até canais de conexão e condutas humanas no ambiente.

Como funciona um serviço de SOC? 

Um SOC oferece uma retaguarda coesa e proativa no monitoramento e tratamento de eventos críticos na rede e no workflow. O SOC, por meio de uma equipe de especialistas e ferramentas avançadas para mapear os pontos de risco sistêmico relacionados ao workflow. Esse mapeamento cria um mapa de vulnerabilidades que precisa estar sempre atualizado para garantir uma defesa eficiente.

Uma das principais vantagens no serviço de SOC é a sua capacidade de prever, detectar e responder imediatamente a incidentes, além disso, o SOC identifica pontos fracos da arquitetura, dispositivos, itens de segurança e usuários, permitindo que a organização esteja sempre um passo à frente de usuários mal-intencionados.

Como funcionam os ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos atuais são sofisticados e direcionados, com hackers utilizando inteligência artificial, engenharia social e uma variedade de artefatos. A abordagem tradicional, com soluções de segurança isoladas, dificulta a visão holística das brechas e ameaças, onerando os recursos de gerenciamento.

As ameaças atuais são direcionadas por hackers e ou usuários mal-intencionados que dispõem de inteligência artificial, engenharia social, exércitos de máquinas zumbis, e grandes disponibilidades de artefatos de ataque, oferecidos em lojas virtuais do crime, para a compra ou locação na Deep Web.

Já os ataques lastreados em “worms”, atuam como códigos inertes, de forma autônoma e invisível, 24/7. Sem um direcionamento específico, eles são lançados no ambiente da rede global, se espalham e fazem aleatoriamente a exploração de brechas nos sistemas conectados à web, tornando-se um vetor de transporte e inoculação de malwares e outras ameaças ativas.

Estes agentes maliciosos executam vários tipos de ataques de sabotagem político-social ou com fins lucrativos, como ransomware, roubo de senhas, violação de dados valiosos, sabotagem e ataques de negação de serviço.

Como o serviço de SOC pode prevenir ataques cibernéticos?

Soluções de gerenciamento assíncrono, como Firewall, Antivírus e IDS/IPS, vistos de forma isolada, dificultam a visão holística das brechas e das ameaças, oneram os recursos de gerenciamento e dificultam o trabalho das equipes de TI, que perdem o foco dos negócios para se dedicar à incessante exigência de manutenção desses componentes.

Já um SOC como serviço oferece uma retaguarda robusta que permite que a equipe de TI foque nas demandas do negócio, agilize o tempo de ativação de aplicações e minimize o downtime.

São, portanto, muitos os benefícios a justificar o investimento numa estrutura especializada e multidisciplinar de SOC como serviço, cujo custo de propriedade, no modelo convencional, é praticamente inviável.

A procura por um um serviço de SOC é uma tendência!

A demanda global por SOC (Security Operations Center) como serviço tem aumentado significativamente nos últimos anos. O serviço oferece acesso imediato a uma equipe especializada e opera com soluções líderes de mercado em gerenciamento assíncrono, como SIEM (Security Information and Event Management). Essa abordagem proporciona uma experiência diversificada e em constante evolução, retroalimentando constantemente as bases de conhecimento do SOC.

Em resumo, um SOC como serviço desempenha um papel fundamental na prevenção de ataques cibernéticos. Por meio de uma abordagem abrangente, proativa e em constante evolução, o SOC como serviço garante a segurança dos sistemas e informações das organizações, permitindo que elas foquem em suas atividades principais e tenham tranquilidade quanto à conformidade regulatória e proteção de sua reputação.

Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender uma pouco mais sobre como reduzir os riscos de ataques cibernéticos em sua empresa.

Se desejar, pode falar com o nosso time para saber mais sobre como obter ou migrar para um SOC como serviço em sua empresa..

Um abraço e até a próxima!

Tokenização de Bandeira