Antes de entendermos o que, de fato, é a Pseudonimização de Dados, é necessário entender no que consiste a Criptografia.
De forma simples, a criptografia é a aplicação de técnicas que mudam o formato de uma informação, fazendo com que ela não seja compreendida por quem acessá-la sem autorização.
Em outras palavras, é o processo de codificação de um dado para resguardá-lo, ou seja, é um método de assegurar a privacidade e proteção de dados.
Neste caso, a Pseudonimização em conjunto com a tokenização e anonimização, tornam-se um tipo de criptografia, estando todos ligados à LGPD.
Diferente da anonimização de dados, a Pseudonimização consiste na criptografia dos dados possibilitando, contudo, o seu retorno ao estado original. Porém, ela pode ser realizada em apenas parte do campo, como, por exemplo, omitindo apenas o sobrenome, se for necessário.
Com a plataforma CipherTrust Data Security (Thales) é possível descobrir, classificar, remediar, proteger e gerenciar a segurança de dados em um único lugar.
Com o módulo CipherTrust Tokenization with Dynamic Data Masking, são disponibilizados recursos para a anonimização, tokenização e Pseudonimização de dados, protegendo informações em banco de dados, além de efetuar o mascaramento dinâmico de dados. Tudo isso em conformidade com a LGPD, GDPR, PCI DSS e das políticas de segurança, sem interrupções e custos administrativos maiores.
Para mais informações, fale com nosso time.
PCI PIN
Payment Card Industry – PIN Security
Padrão de segurança internacional para segurança, gerenciamento, processamento e transmissão dos dados durante o processamento de transações de cartão de pagamento online e offline.
PCI DSS
Payment Card Industry – Data Security Standard
Padrão de segurança internacional para proteger as transações financeiras com cartões de crédito e débito contra fraudes e roubo de dados.