HSM (Hardware Security Module)

Para saber tudo sobre os HSM (Hardware Security Module), siga este artigo até o final e saberá, ainda, quais são os benefícios para empresas que utilizam transações financeiras como bancos, fintechs, processadoras, adquirentes, subadquirentes e meios de pagamento.

Como é possível perceber em diversas mídias, as fraudes ou golpes financeiros em pessoas físicas vêm crescendo cada vez mais e, com o avanço constante da transformação digital, fica claro que quem os pratica também está alinhado com tudo o que surge neste universo.

Até por isso, é recomendado que as transações tenham a devida proteção adequada com HSM.

Vamos ver agora entender sobre o HSM – Hardware Security Module sua importância no mercado financeiro.

O que é HSM?

O HSM, ou Hardware Security Module é, basicamente, um processador de criptografia dedicado, sendo projetado especialmente para a proteção do que chamamos de “ciclo de vida” de chaves criptográficas.

Dentro de um dispositivo resistente contra violação (física e lógica), chaves criptográficas são gerenciadas, processadas e armazenadas com segurança. Além disso, os módulos atuam como provedores de segurança para as empresas.

Dentro disso, existem modelos diferentes de HSM como, por exemplo, os voltados para o sistema financeiro (cartões de crédito, débito, Pix) e modelos para propósitos genéricos (assinatura digital e PKI).

Benefícios do HSM para empresas

O HSM, em prol da segurança das transações financeiras de bancos, fintechs e empresas de meios de pagamento, pode oferecer diversos benefícios, veja abaixo alguns exemplos:

  • Criptografia: o HSM é uma solução que protege dados com criptografia por hardware, garantindo sua segurança e integridade;
  • Os requisitos de conformidade são respeitados através de soluções para Blockchain, GDPR, IoT, PCI DSS, assinaturas digitais, DNSSEC, armazenamento de chave em hardware, aceleração transacional, gestão de certificados, assinatura de código ou documento, geração de chaves em massa, criptografia de dados e muito mais;
  • As chaves criptográficas, sempre que geradas, são armazenadas em um dispositivo que possui validação FIPS, que é resistente à intrusões e violações, além de contar com os níveis mais fortes de controle de acesso;
  • Possibilidade de particionar o HSM, com flexibilidade e gestão de acesso;
  • O HSM fornece uma base de criptografia segura, já que as chaves privadas não podem ser exportadas.

Diferencial do HSM Thales

No mercado financeiro, o HSM mais conhecido e utilizado é o payShield da Thales, sendo que a versão atual é o payShield 10K, que cumpre com todas as exigências do mercado, diferentemente de outros HSMs.

O payShield é líder mundial, afinal, são cumpridas todas as exigências de uma empresa que quer sempre estar atualizada e realizar suas transações de forma segura, suportando o aumento no volume de transações e de segurança global, que só crescem.

Para isso, há a proteção de chaves criptográficas, PINs e outros dados que sempre são sigilosos.

Vantagens do HSM Thales

Bom, fato é que quando tratamos de HSM Thales, existem alguns pontos, tanto no gerenciamento, quanto na segurança, que podem não ser oferecidos com a mesma proporção por outras empresas. Veja:

Facilidades no gerenciamento

  • Recurso Secure Host Communications para sessões autenticadas de TLS;
  • PayShield Manager para gerenciamento local e remoto de maneira segura;
  • PayShield Monitor para monitoramento remoto seguro;
  • Dispositivo de gerenciamento de chave (TMD) para criar chaves de componentes;
  • Interface de console para terminais ‘burros’;
  • Aderente à SNMP (Simple Network Management Protocol);
  • Estatísticas de utilização, diagnósticos de verificação de “saúde” e registros de erros são coletados.

Recursos de segurança

  • Múltiplas opções de chaves mestras;
  • Autenticação de dois fatores (2FA) de segurança usando cartões inteligentes;
  • Autorização de duplo controle: chaves e cartões;
  • Resistência às adulterações que excedem os requisitos de PCI HSM e FIPS 140-2 Nível 3;
  • Detecção e gatilhos de alarmes que detectam movimentos, tensão e temperatura;
  • Capacidade de desativar funções não necessárias.

Parceria First Tech e Thales

Todos os HSMs da Thales e suas vantagens podem ser adquiridos com a First Tech, que tem mais de 25 anos no mercado, além de:

  • Parceria de mais de 22 anos;
  • Único parceiro platnum em toda América Latina;
  • Eleita como Parceiro do Ano da América Latina em 2020.

Além desses, há outros pontos onde a First Tech pode contribuir com a segurança das transações financeiras de um banco, fintech ou empresas de meios de pagamento.

Soluções HSM para segurança de transações

HSM payShield

Solução já citada neste artigo, o HSM payShield proporciona a proteção das transações de meios de pagamento, sempre garantindo a conformidade com as regulações do setor (PCI, FIPS), além de possuir:

  • Market share de +80%;
  • Profissionais certificados da First Tech para consultoria, instalação e treinamentos;
  • Suporte 24x7x365;.

HSM Luna

Outra solução de HSM da Thales, o Luna permite:

  • Utilização em todos os segmentos do mercado, ou seja para transações genéricas;
  • Customização e desenvolvimento de APIs;
  • Solução completa de proteção aos dados financeiros, tokenização e assinatura digital.

Motivos para adquirir o HSM da Thales com a First Tech

A First Tech disponibiliza o melhor em segurança para as transações financeiras de bancos, fintechs e empresas de meios de pagamento. Veja abaixo alguns motivos.

  1. Compromisso com Resultados: em cada projeto, são desenvolvidos os SLAs (Service Level Agreement), orientados para cada objetivo específico do cliente, levando soluções mais eficazes a ele;
  2. Governança e Compliance: tendo profissionais qualificados para trabalhar com as melhores práticas de gestão de TI, a First Tech possui um grande conhecimento e presença reconhecida em soluções de segurança para o mercado financeiro, não só no setor financeiro. A First Tech é referência em implementações de projetos complexos e que necessitam de regulações e conformidade;
  3. Inovação Alinhada com os Negócios: a First Tech está sempre se atualizando e inovando em soluções para segurança no mercado financeiro, investindo em infraestrutura e tecnologia, trabalhando pela preservação de seus legados e acelerando a adoção de novos serviços e produtos;
  4. Parcerias com líderes mundiais: a First Tech sempre acreditou que uma parceria saudável e de sucesso gera valor, caminha junto e tem sempre como pilares a ética, transparência, comprometimento e responsabilidade. Não é à toa que as parcerias geram prêmios como o da Thales, citado mais acima.

    Quer saber mais sobre o que a First Tech pode oferecer em segurança e proteção de dados para o seu negócio?

    Fale com o nosso time de especialistas!