Logo First Tech, soluções de pagamentos

SD-WAN: Uma resposta à altura da realidade multicloud

A complexidade dos ambientes de negócio acarreta na multiplicidade de dispositivos, aplicações interativas, ubiquidade, múltiplas arquiteturas de acesso e variedade de entidades humanas e não humanas, disputando a disponibilidade da rede.

Esta situação está levando o gestor de infraestrutura a repensar suas estratégias de transporte e colocando grandes desafios de TCO, flexibilidade, segurança, escala, gerenciamento e visibilidade de tráfego. Assim, a tecnologia SD-WAN surge como uma resposta evolutiva lógica e natural após a disseminação e posicionamento do modelo SDN no universo do gerenciamento de redes.

E, ainda que essa tecnologia seja uma resposta evolutiva e natural, é necessário que a marca correta tenha sido escolhida, para que isso seja aproveitado completamente por uma empresa. Por isso, existe uma solução líder no mercado, que auxilia empresas Brasil afora: o SD-WAN da Fortinet.

O que é o SD-WAN?

SD-WAN é uma abordagem de arquitetura de redes que permite a comunicação entre empresas com filiais, pontos distantes, faz uso de software para determinar a forma mais eficiente de disponibilizar recursos de rede e criar conexões seguras entre endpoints, redes corporativas, servidores e datacenters.

Para ajudar a mostrar o que é, precisam ser analisadas algumas qualidades, que somente o SD-WAN da Fortinet possui:

  1. Segurança de NGFW (Next-Generation Firewall): o SD-WAN da Fortinet é o primeiro a oferecer recurso de NGFW integrado, otimizando o gerenciamento da segurança;
  2. Aumente o desempenho das aplicações de multicloud: fatores como a identificação de aplicações, o controle de múltiplos links e o direcionamento das aplicações, são alguns dos que garantem que a empresa terá acesso a todas as aplicações que são fundamentais em um sistema de nuvem;
  3. Orquestração e análises: para simplificar as operações de WAN, o orquestrador do SD-WAN da Fortinet possui Zero Touch Provisioning e fluxo de trabalho intuitivo, sem contar as análises detalhadas das aplicações em toda a rede.
  4. Diminuição de TCO: o SD-WAN da Fortinet pode reduzir os custos de banda larga, possui provisionamento a toque zero, automatização de processos e ainda reduz quantidade de hardware e gerenciamento manual. E, comparado ao sistema de rede MPLS e outras tecnologias de conectividade que são ultrapassadas e onerosas, proporciona redução de TCO.

Porque usar SD-WAN?

Adotar redes definidas por software, conhecidas como SD-WAN, é uma resposta para criar conexões mais eficientes na gestão de recursos de TI, no investimento e também na qualidade dos serviços.

O uso da tecnologia SD-WAN é abrangente e praticamente qualquer negócio em qualquer segmento pode adotar.

Desde as empresas médias até as grandes corporações, todas podem adotar o uso dessa arquitetura de rede. Quando sua empresa tem muitos escritórios ou filiais distribuídas, o SD-WAN ajuda a administrar os recursos de forma simples e promove melhor produtividade e conectividade.

Até mesmo as pequenas empresas podem otimizar suas redes, utilizar infraestruturas e aplicações mais acessíveis na nuvem, realocar o investimento em hardware, além de diminuir custo com links de redes WAN, ganhando assim qualidade dos recursos.

Benefícios e vantagens do SD-WAN da Fortinet

Para potencializar as qualidades, existem também alguns benefícios e vantagens, que podem fazer a diferença na escolha de uma empresa pela SD-WAN da Fortinet:

Experiência do usuário: a tecnologia presente na SD-WAN da Fortinet, é a que simplifica a conexão dos locais remotos às redes, proporcionando menor latência, aumento no desempenho e conectividade mais confiável. Atualmente, os usuários são mais exigentes quanto às suas aplicações e infraestruturas, desejando uma velocidade e dimensão sem precedentes, ou seja, uma experiência do usuário atrativa pode ser essencial.

Facilidades: as infraestruturas de rede estão em constante evolução e, diante disso, a dispersão de produtos pontuais utilizados nas redes e na segurança, pode dificultar consideravelmente todo o processo. A SD-WAN da Fortinet emprega a automação com qualidade, além de outros benefícios que simplificam o processo de conectividade em ambientes mistos, inclusive no local, híbridos e de nuvens.

Mais qualidade na segurança geral: é necessário que uma solução de SD-WAN tenha segurança integrada. Isso acontece porque, caso não exista esse fator, ela se tornará apenas mais uma opção de conectividade que pode facilmente se transformar em um vetor de ataque. Quando devidamente implementada, a Secure SD-WAN da Fortinet aumenta a segurança da empresa de forma geral.

Prontidão para a multi-cloud: estudos mostram que, atualmente, mais de 90% das empresas investem em estratégias de multi-cloud e a solução de SD-WAN da Fortinet facilita o gerenciamento deste ambiente. Multi-cloud não pode ser confundido com a nuvem híbrida, na qual há integração entre nuvens públicas e privadas, otimizando o desempenho, a segurança e a flexibilidade.

Quando se fala em um sistema multi-cloud, significa que as empresas possuem flexibilidade para selecionar o melhor provedor de nuvens para cada uma de suas necessidades de infraestrutura e aplicações. Além disso, devido aos seus recursos de automação e também onde ela reside estrategicamente na rede, a SD-WAN da Fortinet tornou-se a solução preferida para inovações de redes em nuvem em rápida evolução (incluindo a multi-cloud).

Comparativo com a rede MPLS tradicional

Um dos gargalos de custo e produtividade das redes está identificado na dispendiosa aquisição e manutenção de links dedicados MPLS, cuja eficiência é inegável, mas que não se coadunam perfeitamente com a nova economia digital, em que as demandas bruscas e efêmeras precisam ser respondidas por uma estrutura igualmente elástica, ágil, e de custo balanceado.

A arquitetura MPLS responde aos requisitos de robustez e gerenciamento, mas possui uma base de custo fixa de largura de banda, nem sempre compatível com as necessidades oscilantes ou sazonais, exigindo, ainda por cima, a duplicidade de dutos redundantes e o crescimento vinculado à encomenda de mais e mais links junto à operadora.

A solução é a SD-WAN da Fortinet!

Para muitos gestores preocupados com a produtividade progressiva, e com a oposta redução dos orçamentos, a tecnologia SD-WAN emerge como alternativa capaz de contemplar não só a redução de custos, mas a também criação de uma plataforma para a transformação das políticas de tráfego.

Totalmente sintonizada com as tendências de virtualização da infra e abstração de processos diante da realidade da nuvem múltipla, a SD-WAN viabiliza a máxima eficiência de tráfego via a maximização da capacidade de simples links IP e conexões ADSL com o balanceamento inteligente de tráfego desde o core até as bordas.

Através de recursos inteligentes como a priorização de tráfego e de reconfiguração de dinâmica de caminhos, a SD-WAN oferece o dinamismo de gestão compatível com a multiplicidade dos eventos de tráfego no ambiente corporativo.

Com ela é possível operar com links agnósticos, de baixo custo, em níveis de eficiência comparáveis aos melhores serviços de SLA e QoS, mas sem as complicações de gerenciamento de contratos e sem a criação de dependência com as operadoras.

A First Tech e seus parceiros internacionais garantem aos gestores de rede os caminhos mais suaves e rápidos de redimensionamento de sua engenharia de tráfego e reposicionamento da WAN no ambiente da nuvem múltipla e dos data centers baseados em código, sem risco para a eficiência legada e com resultados explicitados via KPIs.

De acordo com Gartner, a tendência de virtualização na evolução da capacidade das WANs atingirá 90% dessas iniciativas, sendo que a SD-WAN é um componente fundamental para vencer a explosiva expansão dos dados no mundo da quarta plataforma, incluindo novas realidades como IoT, self-scanning, banalização das videoconferências, transporte de autenticação biométrica e massificação de pacotes de computação cognitiva.

Mas e a Segurança na nuvem?

A aversão ao risco cibernético ou a exposição dos elementos de rede é encarada como um fato natural pela First Tech e seus parceiros, sem abrirem mão de reconhecer que um mundo seguro não existe mais e que assumir a “confiança zero” necessita ser parte das ofertas mais evoluídas da arquitetura SD-WAN.

Significa dizer que requisitos como criptografia e policiamento de tráfego (em nível 2 e 3) são partes integrantes da nossa proposta de SD-WAN com base nas tecnologias mais avançadas de roteamento seguro e criptografia de pacotes.

Por sua própria natureza, baseada em códigos, o SD-WAN enxerga o fluxo de dados em toda parte, inclusive nos dispositivos e entidades lógicas que comparecem no tráfego, o que significa que estes elementos são policiados e protegidos ao longo de toda a jornada.

Dispositivos de criptografia chamados ‘híbridos’ – como roteadores/ switches que suportam criptografia incorporada, em geral possuem níveis de integridade classificada como “baixa garantia”, uma situação que se transforma a partir de requisitos adicionados na camada de gerenciamento seguro imposta pela SD-WAN.

SSD-WAN, sobre a camada de segurança nativa (Secure SD-WAN)

A solução de Secure SD-WAN da Fortinet, é projetada para operar de maneira conjunta, como uma única oferta, se tornando ideal o fato de que todos os elementos sejam executados no mesmo sistema operacional e gerenciados por meio de uma interface com painel de controle único. É isso que garante que todas as transações sejam vistas e inspecionadas, além de que todas as ameaças ou comportamentos anômalos sejam compartilhados entre todas as soluções, visando a máxima proteção.

Como parte desse sistema integrado, os recursos de rede e conectividade da SD-WAN da Fortinet deixam de ficar estritamente associados apenas às soluções de segurança instaladas na plataforma. Tudo passa a ser “uma coisa só”.

Muitas empresas podem optar por uma segurança de forma fragmentada, o que pode ser um erro. Devido à natureza dinâmica e à alta escalabilidade de uma SD-WAN comum, além da implementação e da manutenção de uma segurança sobreposta se tornar onerosa, geralmente são gerados atrasos na reação às mudanças na conectividade, tornando vulneráveis as conexões e dados vitais. Pensando nisso, o sistema integrado da Secure SD-WAN da Fortinet,oferece a conectividade, as funções de gerenciamento de tráfego e a função de segurança avançada como uma solução única e holística.

Soluções que combinam recursos de SD-WAN e NGFW em ofertas únicas, são as que satisfazem os principais requisitos para uma Secure SD-WAN como a da Fortinet, além de garantirem a segurança e a confiabilidade das conexões, na organização como um todo.

A Fortinet é líder em SSD-WAN, e isso se confirma nos quadrantes mágicos do Gartner!

O Gartner é uma empresa de consultoria, fundada em 1979. Ela é responsável por realizar estudos sobre as organizações mais relevantes no setor de tecnologia da informação, ajudando empresas na escolha por soluções tecnológicas.

A Fortinet, líder global em soluções amplas de segurança cibernética, integradas e automatizadas, aparece no quadrante como líder. Tanto em SD-WAN como em Enterprise Firewall, e como o SSD-WAN é a união destes dois fatores (SD-WAN e Segurança), podemos afirmar que a Fortinet é líder em SSD-WAN.

Motivos para escolher a First Tech para um projeto de rede com SD-WAN

Por fim, alguns motivos para escolher a First Tech para um projeto de rede com SD-WAN:

Serviços especializados

A First Tech é um parceiro GOLD Fortinet, por isso é especialista em soluções SD-WAN, além de outras soluções que envolvem a segurança digital da sua empresa. Seja on premise, em nuvem, segurança de perímetro e aplicação.

Experiência

No mercado de integração de soluções de tecnologia, a First Tech possui mais de 25 anos de experiência, tendo destaque para serviços especializados em consultoria, implementação e manutenção de ambientes críticos.

A First Tech possui, ainda, uma posição de liderança nas áreas de cibersegurança e colaboração corporativa. A excelência no relacionamento com os clientes, colaboradores e parceiros auxilia a estar nesta posição.

A First Tech oferece soluções que colaboram com a:

  • Conectividade de redes corporativas;
  • Cibersegurança;
  • Proteção de dados;
  • Criptografia de transações;
  • Comunicações unificadas;
  • Contact center.

A First Tech oferece soluções completas para SD-WAN com consultoria, implantação e monitoramento 24x7x365.

Quer saber mais sobre o que a First Tech pode fazer para colaborar com a conectividade, cibersegurança e proteção de dados de uma empresa? Fale com os especialistas!