5 motivos para terceirizar o serviço de SOC da sua empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
terceirizar serviço de SOC

Gerenciar um setor de TI é uma tarefa que exige responsabilidade e constantes atualizações sobre o mercado. Terceirizar o serviço de SOC (Security Operation Center) pode ser um jeito útil de garantir dinamismo.

É evidente que os criminosos estão mais aprimorados quando o assunto é o desenvolvimento de práticas de ataque, e eles colocam à prova o tempo todo, as estruturas de segurança. Dessa forma, deixar a proteção de toda uma estrutura sob o compromisso de um setor interno pode dar muito trabalho, dor de cabeça e aumento de mão de obra qualificada. Assim, enquanto um parceiro cuida de tudo, seu time pode investir no aperfeiçoamento da sua solução. Continue a leitura e veja quais são os benefícios de terceirizar o serviço de SOC.

Conheça 5 razões para terceirizar o serviço de SOC no seu negócio

Terceirizar o serviço de SOC pode ser o melhor jeito de solucionar seus gargalos. Contar com uma grande equipe de TI, com dezenas de pessoas e equipamentos parece o cenário ideal para mitigar invasões, certo? Na teoria, pode ser que seja mesmo, porém, na prática, é complicado coordenar.

Vale mencionar que o mercado de tecnologia está efervescente, mas encontrar profissionais com know-how nesse assunto pode ser uma tarefa árdua. Ainda, para montar uma equipe completa, é preciso de inteligência em ciência de dados, assuntos de compliance, estatísticas e gestão da identidade, dentre outros. Veja, a seguir, outros cinco motivos para terceirizar o serviço de SOC.

1. Menor custo de operação

Reduzir custos nos processos é algo que todo líder deseja. Se o seu papel como gestor tem essa prioridade, terceirizar o serviço de SOC é uma ótima opção. Isso porque essa solução empregará um verdadeiro arsenal de recursos na sua operação. Levando essa demanda para uma companhia especialista, as ações para prevenção de ataques, detecção, análise e resposta aos incidentes serão mais assertivas.

2. Experiência e conhecimento adquirido

Enquanto o ambiente interno é estável, as ameaças externas são voláteis e as estratégias e tecnologias de violação evoluem rapidamente. Todos esses fatores tornam indispensável o acompanhamento contínuo dos ambientes e análise de logs. Adquirir o serviço e não a estrutura proprietária é um caminho muito mais lógico e vantajoso. Assim, a sua equipe fica focada na realidade particular da empresa enquanto a equipe externa desenvolve um esquema de controle à frente da segurança.

3. Escala e elasticidade

Contando com uma estrutura fixa, é praticamente impossível crescer ou modificar seu funcionamento. Lembre-se que as formas de invasão e propagação da vulnerabilidade mudam a cada instante. Se a sua empresa não estiver acompanhando esse movimento, os prejuízos logo baterão na porta. A contratação de um SOC com base em indicadores de SLA possibilita planejar melhor os custos. Além disso, assegura disponibilidade seguindo a demanda real da organização.

4. Foco da TI nas demandas de negócio

Não há como negar a constante perturbação causada pelos eventos de segurança. É preciso estar sempre ativo para encontrar as brechas e, no pior dos casos, reparar os danos. Tudo em tempo real. Terceirizar o serviço de SOC inibe essa preocupação frequente, já que sua atuação é proativa, em regime de 24/7. O funcionamento dá a liberdade para que a equipe de TI possa transferir seus esforços e talentos para uma atividade de melhoria no próprio negócio.

5. Documentação

Ter cautela é fundamental em todas as esferas, inclusive, juridicamente. A regulamentação é essencial para garantir a aplicação de políticas de qualidade de processos. Caso o tema não seja tratado corretamente, surgirão obstáculos. Com o serviço de SOC terceirizado, a construção e distribuição de dashboards de defesa e acessos é realizada em escala de produção. Sendo compatível com a de uma entrega gerenciada. O planejamento de custos e melhorias também é feito baseando-se nesse material.

Como funciona o SOC First Protection Center

O SOC First Protection Center da First Tech é um centro de operações moderno e completo. Usa ferramentas e sistemas Powered by Fortinet, líder no Gartner em soluções de cibersegurança com FortiSIEM.

Para atender às demandas de monitoração em tempo real e gerenciar os ambientes, nosso SOC possui alta disponibilidade de recursos.

Se você chegou até aqui, muito provavelmente se identificou com situações descritas ao longo do texto. A realidade do setor de tecnologia é ágil e dinâmica, acompanhe esse fluxo! Chegou a hora de conhecer o parceiro certo para terceirizar o serviço de SOC do seu negócio. Fale com um de nossos especialistas e conheça todos os detalhes da estrutura.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Tokenização de Bandeira