Qual é o papel da First Tech junto ao PCI

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
PCI First Tech

Embora a tecnologia esteja revolucionando o mercado de pagamentos, ainda há uma preocupação séria com a segurança. A First Tech, como integrante do Conselho Consultivo Regional do Payment Card Industry Security Standards Council (PCI SSC), está acompanhando esses movimentos. A participação efetiva dá abertura para isso. Nos encontros, ocorrem discussões relevantes que envolvem o mercado Digital Payments e CyberSecurity.

Dito isso, ainda é importante destacar que a necessidade de atualizações e melhorias não é um resultado somente da pandemia. A implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a propagação dos golpes também influenciaram. Mesmo que sejam apenas dois dos motivos que colocam a defesa contra ataques em evidência. Continue a leitura para saber sobre a função da First Tech junto ao PCI.

Entenda o que é PCI

Para compreender como o PCI é importante para a First Tech, é preciso voltar no tempo. Criado em 2006 pelas maiores operadoras de cartão, ele gerou um protocolo de segurança. O intuito é indicar o melhor tratamento para os dados envolvidos nas transações via cartão de crédito. Incluindo a transmissão, armazenamento e processamento das informações. O órgão se define como um fórum global que reúne toda a indústria de pagamentos e interessados em desenvolver e direcionar a adoção de padrões de segurança e recursos para pagamentos seguros ao redor do mundo.

Para as empresas que utilizam cartões, é preciso preparar seus ambientes para aderir às diversas normalizações do PCI. Essas validações agem contra fraudes em transações bancárias e aumentam a credibilidade na marca. Na prática, são diversos os objetivos e especificações exigidas pelo PCI.

Confira como funciona o Conselho Consultivo Regional do PCI SSC no qual a First Tech faz parte

O Conselho Consultivo Regional (CCR) do PCI SSC se reúne regularmente, e a First Tech integra esse grupo. Nas convenções, fazem parte os representantes de organizações líderes de todos os setores da indústria de pagamentos brasileira. Há também a presença de fornecedores, comerciantes, processadores, prestadores de serviços e bancos. O foco principal é promover educação sobre os padrões de segurança desse segmento. Quem está à frente do grupo, no Brasil, é Guilherme Scheibe, nomeado recentemente como novo diretor regional.

 

Guilherme Scheibe - Diretor regional do PCI no Brasil.
Guilherme Scheibe – Diretor regional do PCI no Brasil.

 

Além disso, o grupo tem como objetivo a capacitação e elaboração de novas práticas para atender o setor de forma abrangente. Dentre os temas abordados, as prioridades de 2022 incluem:

  • conscientização das principais iniciativaspara promover o esclarecimento e a compreensão regional do PCI Software Security Framework (SSF) e dos padrões do PCI SSC para dispositivos móveis;
  • elucidação do PCI DSS v4.0para ajudar a aumentar a compreensão das atualizações na versão 4.0 do PCI Data Security Standard;
  • treinamentosvisando a possibilitar maior compreensão sobre defesa nos pagamentos por meio dos treinamentos do PCI SSC;
  • recursos educacionais para o Brasil, colaborando com o desenvolvimento de conteúdo e recursos.

Entenda qual é a importância da First Tech participar do ecossistema do PCI quando falamos sobre o cenário brasileiro

O mercado de pagamentos está em ascensão. Os grandes players da área e os clientes finais das transações estão presenciando uma transformação nítida. Diante desse cenário, o novo comitê foi formado por um número de membros maior que nos outros anos. Desta vez, são 30 representantes interessados em participar ativamente da proteção de dados no segmento financeiro. Esse avanço demonstra que as empresas não estão mais terceirizando suas responsabilidades, mas trazendo para si o compromisso de oferecer operações sem riscos.

Para o Brasil, O PCI SSC anunciou um novo board expandido, o REB Brasil. Diante disso, os membros de 2022-2023 serão importantes assessores ao conselho do PCI SSC, reportando tendências e inovações. Eles irão atender os desafios sob o olhar da precaução, esclarecendo estratégias efetivas dos padrões do PCI para os stakeholders nacionais.

Quem integra o REB Brasil fica com a atribuição de aconselhar, colher e fornecer feedbacks e orientar o conselho do PCI. Tudo que envolve problemas, orientações e alterações devem ser informados. O exercício de representar os pontos de vista e interesses dos integrantes regionais também é relevante. Além de auxiliar no recrutamento de novas organizações participantes, recomendar a agenda de tópicos para as reuniões e outros eventos.

“A colaboração global é um princípio fundamental do PCI Security Standards Council”, declara Lance Johnson, Diretor Executivo do PCI SSC. “O Conselho Consultivo Regional do Brasil representa as perspectivas de especialistas em segurança de pagamentos no país, que são fundamentais em nossa missão de aprimorar o setor de pagamentos no mundo.”

Para a First Tech, estar ativo nesse fórum não é uma atividade positiva apenas para cumprir o objetivo de aperfeiçoamento contínuo da empresa. É uma oportunidade de trazer para o jogo as necessidades vistas no dia a dia dos clientes. Essa atuação forma profissionais aptos para desenvolver e entregar soluções eficientes ao mercado. E quem sai beneficiado de toda essa história? Você, que precisa de um parceiro que inova e se preocupa com o processamento de dados.

Bom, agora você já sabe qual é o papel da First Tech junto ao PCI e como está a esfera nacional do comitê. Para conferir, na prática, como tudo isso traz vantagens para o seu negócio, saiba mais sobre nossas soluções! Clique aqui e entre em contato com um especialista.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira