O HOP Cloud HSM (Hardware Security Module) é uma solução voltada para fintechs, bancos digitais e empresas de pagamentos que buscam mais segurança e agilidade nas suas transações. Desenvolvido pela First Tech, o serviço de criptografia carrega, entre outras coisas, códigos, procedimentos de segurança, rotinas transacionais e algoritmos criptográficos robustos, todos recomendados pelo PCI. Como o nome sugere, tudo fica armazenado na nuvem, um diferencial que leva competitividade e flexibilidade para quem o contrata.
3 benefícios ao optar pelo HOP Cloud HSM da First Tech
1. Redução de custos e foco no core business
Ter um HSM para gerenciar pagamento não é fácil. E, muito menos, barato! Afinal, é necessário a contratação de pessoal qualificado, espaço físico e investimentos nos equipamentos. Em contrapartida, no Cloud HSM, a infraestrutura e atualizações importantes ficam a cargo da First Tech. Assim, sua empresa se mantém com foco no negócio enquanto a equipe lida com os processos referentes aos pagamentos. Em outras palavras, a drástica redução do TCO está associada à economia de hardware e a possíveis adequações que são fundamentais para montar ou manter toda uma infraestrutura, inclusive com sala segura, cujos investimentos são bem altos.
O HOP Cloud HSM, por si só, já oferece uma série de vantagens que se traduzem em redução de custos. Sala segura para cerimonial de chaves, simplificação dos processos de pagamento, monitoramento em tempo real e garantia da gestão de governança do ambiente são alguns pontos que merecem destaque.
2. Solução desenvolvida por grandes players do mercado
O maior diferencial do HoP Cloud HSM está na expertise envolvida no seu desenvolvimento. A First Tech, com quase 30 anos de experiência no mercado brasileiro de pagamentos, é líder na oferta de HSMs e conta com mais de 130 clientes com contratos, além de atender o setor financeiro em todo o território nacional. A empresa, inclusive, é responsável por equipamentos que processam mais de 80% das transações dos maiores adquirentes e bancos em geral.
A Thales, por sua vez, é líder mundial em proteção de dados. É responsável não só por habilitar as organizações, como também proteger e gerenciar suas informações mais confidenciais, onde quer que sejam criadas, compartilhadas ou armazenadas. Isso a fez se tornar conhecida por seu compromisso com a segurança cibernética e proteção de dados, uma vez que atende diversas indústrias e organizações em todo o mundo.
3. Ambientes distintos de acordo com as necessidades
O varejo on-line é um mercado com picos de procura: Natal, Dia das Mães e Black Friday são os exemplos mais emblemáticos. Sabendo disso, o Cloud HSM foi projetado para ser uma solução flexível e escalonável, que se adapta a essas necessidades. Como é um serviço, basta fazer a contratação das novas funcionalidades ou capacidade maior de processamento, sem impactos na infraestrutura necessária internamente.
Ainda, as soluções HoP se dividem em três ambientes para processamento e proteção de dados de pagamentos com cartões de crédito ou débito, os quais são:
- API: APIs com microsserviços de criptografia, que conectam diferentes aplicativos com dispositivos HSMs. Responsável por gerar uma grande redução de escopo de desenvolvimento e complexidade que exigem as soluções de pagamentos, mostra-se a solução ideal para quem não tem equipe especializada em HSM;
- GO: voltado ao processamento de transações de pagamento, este serviço de infraestrutura em cloud conecta aplicações de pagamento em ambiente de produção com HSM. Garante a estabilidade e interoperabilidade de sua operação, inclusive em larga escala;
- LAB: serviço de infraestrutura em nuvem, que conecta aplicações de pagamento em desenvolvimento e testes com HSM.
Como você viu ao longo deste artigo, o HOP Cloud HSM possibilita melhores aplicações de investimento, além de garantir mais segurança e confiabilidade ao negócio. Converse com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar a revolucionar seus processos de pagamento!