Como evitar infrações à LGPD no home office

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como evitar infrações a LGPD no home office?

Se há algo que a pandemia do novo Coronavírus nos mostrou, é que é possível manter a rotina de trabalho mesmo longe do escritório, ou seja, em casa, através do home office. Além de manter a empresa em atividade, ela pode ter seus custos reduzidos.

A pesquisa “Covid-19: Como Fica o Setor Imobiliário?”, feita pelo Instituto QualiBest, constatou que, só na cidade de São Paulo, o modelo home office manteve 51% de adesão mesmo após cinco meses de pandemia. Porém, trabalhar de casa requer cuidados, inclusive quando tratamos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mesmo atuando de casa, os dados da empresa e dos clientes devem estar protegidos. Esse é o ponto: o ato de proteger as informações, mesmo estando em ambientes externos.

Mas como fazer isso?

Uma boa prática é o treinamento interno, pois assim todos os colaboradores saberão como agir quando estiverem em contato com dados. Ainda assim, o empregado pode pôr as informações em risco apenas por utilizar a rede da empresa a partir de softwares pouco confiáveis.

Desta forma, uma alternativa válida é acessar a rede da empresa por meio de uma comunicação criptografada, utilizando múltiplo fator de autenticação; aumentando o nível de segurança da VPN da empresa.

Outro ponto importante para garantir a segurança dos dados no cenário do home office, é ter uma solução diferente de um antivírus tradicional, e que permite ter o controle efetivo dos computadores dos colaboradores, onde as políticas de segurança aplicadas no ambiente corporativo possam ser expandidas para o home office.

Porém, claro, existem outras soluções:

Enquanto estiver atuando de casa, o colaborador pode salvar os dados sigilosos em diferentes ambientes para a segurança das informações. A empresa pode sugerir, portanto, que os dados sejam salvos em uma estrutura segura com alta disponibilidade em nuvem.

Uma outra solução adotada pelas empresas no intuito de facilitar o home office, é a publicação das aplicações que antes eram acessadas internamente.

Dessa forma, é importante ressaltar que a utilização de um Firewall de Aplicação Web (WAF) ou ainda um Sistema de Prevenção de Intrusões (IPS), passa a ser imprescindível, pois assim será possível decifrar variações de exploração e se atentar às vulnerabilidades de rede. Tudo para prevenir possíveis invasões.

É de suma importância que, com a alta e a possível estabilidade do home office, as empresas passem a oferecer as soluções necessárias para um trabalho remoto seguro.

E mais do que isso, as empresas precisam treinar seus colaboradores para que todos estejam cientes da seriedade que possui o ato de acessar dados no ambiente doméstico.

Conectividade e segurança para sua empresa

  • Switch Secure Home Office Fortinet (Fortigate, Fortitoken, FortiEMS, FortiAuthenticator)

Essa é uma solução dedicada para otimizar a segurança e a produtividade no home office.

  • WAF (FortiWEB)

Solução de proteção para aplicações com inteligência artificial para otimizar as políticas de segurança e diminuir os falsos positivos.

Com estes e muitos outros benefícios, a First Tech, em parceria com a Fortinet, possui a solução certa para seu negócio!

Veja também