Internet das coisas no setor de serviços

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Internet das coisas no setor de serviços

Nos últimos anos, a transformação digital está tão acelerada, que ao invés de as empresas ficarem impressionadas com o que acabou de surgir, o pensamento seria: “se já chegamos até aqui tão rápido, qual é o próximo passo?”.

De acordo com esse pensamento, é muito justo analisarmos desta forma, o que nos deixa atentos a qualquer novidade no mundo digital e tecnológico.

Algo importante de se pensar, também, é o fato de a inovação atingir diretamente as pessoas, fazendo com que empresas e indústrias respirem inovação, independente de qual mercado que venha atuar.

E, claro, tudo isso é evidenciado por uma série de fatos como a criação de uma maquininha de cartões, até robôs se movimentando de forma autônoma através de inteligência artificial.

O termo Internet das Coisas (IdC) foi criado em 1999 por um britânico que concebeu um sistema de sensores omnipresentes conectando o mundo físico à Internet.

Então não é de hoje que podemos notar em nosso dia a dia a inovação acontecendo. Neste artigo, mostraremos como ela está atuando em um setor específico: o de serviços!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas ou, em inglês, a IoT (Internet of Things) se trata da possibilidade de conectar objetos do cotidiano à internet, formando uma rede de objetos físicos capazes de reunir e transmitir dados.

Como exemplo, é possível citar a abertura de fechaduras através do celular, ou as geladeiras que hoje permitem até mesmo o uso de redes sociais e até um objeto comum atualmente, os smartwatches, presentes nos pulsos das pessoas.

E como ela atua no setor de serviços?

O setor de serviços cresce exponencialmente, principalmente com a IoT colaborando diretamente para isso.

Nele, assim como em outros segmentos, existem muitas aplicações da Internet das Coisas, já que agilidade e facilidade nesse meio é importante.

  • Robô para atendimento comercial online: as empresas que adquirem um software com uma tecnologia como esta, consegue captar melhor as informações fornecidas pelos consumidores, podendo inclusive organizá-las para que uma estratégia comercial seja assertiva, fazendo com que através dos dados coletados seja possível obter vendas;
  • Biometria e reconhecimento facial: por já possuirmos este tipo de tecnologia em objetos do cotidiano, como nos próprios smartphones, geralmente não temos noção do tamanho dela. No setor de serviços, ela pode ser utilizada não só para acesso de funcionários, como também reconhecimento do humor e captura de diversos outros dados para tomadas de decisão.

Não só no setor de serviços, como em qualquer outro, a Internet das Coisas cresce de maneira exponencial, e a tendência é que isso não pare, dada a evolução constante dos meios digitais.

E claro, existem muitos outros pontos em que ela pode atuar, estes foram apenas dois exemplos.

A IoT deve se preocupar com a segurança dos dados?

Com todas as vantagens, muitos problemas podem ser enfrentados com o uso da IoT dentro de uma empresa ou indústria, como a segurança dos dados, por exemplo.

O que agrava este problema é a superfície de ataque, que acaba aumentando com o uso dessas tecnologias, uma vez que há a conectividade entre diversos dispositivos, todos eles conectados à internet para terem seu funcionamento completo.

E, com o aumento e evolução dos ataques cibernéticos, se torna essencial a obtenção de maneiras de melhorar essa segurança, já que informações confidenciais podem ser roubadas e/ ou vazadas, causando prejuízos enormes, independentemente do segmento.

SOC para proteção contra incidentes de segurança

A First Tech é uma empresa que oferece soluções para incidentes de segurança através do First Protection Center – SOC, e pode ser adotado de forma escalonável de acordo com a necessidade do negócio.

Clique aqui para saber mais e, fique a vontade para entrar em contato e saber como garantir um ambiente mais seguro em seu negócio.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira