Como funciona um SOC (Security Operations Center)?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Um Security Operations Center (SOC) tradicional trata-se de uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação, a qual é responsável por monitorar e analisar continuamente a postura de segurança de uma organização. O objetivo da equipe SOC é detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética usando uma combinação de soluções de tecnologia e um forte conjunto de processos. 

Os SOCs geralmente contam com analistas e engenheiros de segurança, bem como gerentes que supervisionam as operações relacionadas a este setor. A equipe do SOC tradicional trabalha em conjunto com as equipes de resposta a incidentes organizacionais, sempre com o objetivo de garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente após a descoberta dos mesmos.

Para isso, estes centros de operações de segurança monitoram e analisam a atividade em redes, servidores, terminais, bancos de dados, aplicativos, sites e outros sistemas, procurando atividades anômalas que possam ser indicativas de um incidente ou comprometimento de segurança. 

Digitalizando e terceirizando o SOC da organização

No entanto, manter uma equipe de segurança da informação incorre em custos elevados para qualquer empresa, além da necessidade de instalações físicas.

Isto, sem contar a manutenção de diversos sistemas de controle preventivo e implementação de estratégias de respostas a incidentes de segurança. Tudo isso incorre em gastos maiores e até mesmo falta de agilidade nas operações de uma organização.

Logo, o SOC é responsável por garantir que os potenciais incidentes de segurança sejam corretamente identificados, analisados, defendidos, investigados e relatados. Pensando nisso, por quê não digitalizar e terceirizar o SOC de sua empresa?

Conheça o SOC First Protection Center

O SOC First Protection Center da First Tech é um centro de operações moderno e completo de Serviços Gerenciados de Segurança. Usa ferramentas e sistemas Powered by Fortinet, líder no Gartner em soluções de cibersegurança com FortiSIEM.

Para atender às demandas de monitoração em tempo real e gerenciamento dos ambientes de segurança, nosso SOC possui alta disponibilidade de recursos! Aqui vão alguns diferenciais da plataforma:

  • Uso e apoio de soluções FortiSIEM da Fortinet, líder de mercado;
  • Escopo de segurança abrangente;
  • Visão holística da segurança digital;
  • Proteção cibernética, segurança e proteção de dados com quem tem experiência no mercado.

Existem, ainda, vantagens que podem automatizar com eficiência e rapidez o centro de operações de segurança da sua organização; veja algumas:

Assessment de vulnerabilidades: uma evolução da Gestão de Vulnerabilidades numa visão de Assessment, onde é possível avaliar tanto a infraestrutura de segurança, quanto as aplicações disponíveis na internet ou intranet. O SCAN e identificação de vulnerabilidades exploráveis são insumos para Testes de Intrusão mais complexos ou até mesmo análises forenses.

Monitoramento preventivo: monitoramento 24x7x365 dos ativos críticos ao negócio e em tempo real aos riscos de segurança, essencial na estratégia de proteção, prevenindo impactos negativos às operações. Ele acontece através de sistemas de coleta de eventos e logs comparados a padrões e assinaturas de ataques.

Resposta a incidentes: resposta imediata a ameaças e incidentes identificados, a fim de minimizar perdas, que podem se tornar um problema muito maior, comprometendo seriamente a rede corporativa ou ocasionando danos significativos. Mitigação das vulnerabilidades exploradas, restauração de serviços, processos e redução do risco para outros novos incidentes.

Entre em contato para saber mais e fale com um dos especialistas da First Tech em Cibersegurança!

Veja também

O que é tokenização de bandeira?

Mais de US$ 1 trilhão. Este é o valor estimado em movimentações via pagamentos tokenizados até 2026. Quer entender sobre essa tecnologia? Leia o artigo!