Como garantir a segurança de dados da empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como garantir a segurança de dados da empresa

Neste artigo você verá como garantir a segurança de dados da empresa com SD-WAN.

Quando visitamos um cliente e perguntamos sobre as ferramentas de segurança utilizadas, muitos respondem que têm antivírus, firewall e que orientam os colaboradores da empresa a evitar spam e links suspeitos.

Essas ações até têm seu valor. A ideia, com esses recursos de segurança é evitar intrusão de arquivos maliciosos, invasões de hackers, vazamento de dados etc. Mas esses são só os primeiros passos.

E como garantir a segurança de dados da empresa? Ter isso em mente é muito importante. Esses recursos têm seu papel na segurança, mas estão longe de serem classificados como ferramentas que realmente deixarão sua empresa segura.

Especialmente no contexto atual, em que vivemos “a era do home office”, medidas de segurança adicionais precisam ser adotadas para garantir segurança de dados empresariais.

Vulnerabilidade

Não dá para negar a vulnerabilidade dos sistemas; pode haver falhas humanas, como quando alguém abre um e-mail infectado, mesmo após tantas orientações, ou falhas tecnológicas, oriundas da infraestrutura de segurança de TI.

E essas brechas acabam expondo informações importantes ou abrindo passagens para os hackers. Então, contar com um desses recursos de segurança, como firewall ou antivírus, é importante também.

Firewalls são portas de segurança projetadas para analisar e filtrar o tráfego, com o objetivo de impedir invasões. Em outras palavras, um firewall pode ser considerado uma proteção dos recursos do computador contra ameaças externas, controlando o IP de origem e de destino, porta de origem e de destino e flags de protocolo.

Já o antivírus protege o equipamento contra malwares e programas infectados oriundos de mídias óticas, internet e até da rede interna da empresa, como, por exemplo, quando há uso de pendrive, smartphone etc. Ou seja, esse software de segurança ajuda a combater ataques “colocados” em seu ambiente.

O software faz a detecção do ataque e localiza o programa ou arquivo infectado, identifica o tipo de vírus e o remove, bem como elimina seus resquícios. Basicamente esse é o padrão em casos simples.

Quando o hacker ou invasor consegue ultrapassar essas primeiras barreiras, entretanto, pode ter acesso a locais restritos, roubar seus dados e vazar informações sigilosas. Aí entra a necessidade de que sua empresa esteja protegida com ferramentas de segurança de dados.

Leia também nosso artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados: LGPD: o que você precisa saber para além da proteção de dados

Reforço

Com a efervescência no mercado de trabalho e nas empresas, e com o constante surgimento de novas startups, a segurança de dados e a acessibilidade de informações e de documentos se tornam cada vez mais necessárias. E muitas vezes, a vulnerabilidade ocorre dentro da própria empresa.

Com isso, tem aumentado a demanda por soluções que permitem a disponibilização do acesso a aplicativos e documentos de forma segura. A arquitetura SD-WAN está crescendo rapidamente e garante que a sua empresa possa acessar com rapidez e facilidade os aplicativos essenciais aos negócios que se encontram na nuvem.

As soluções de SD-WAN permitem que as empresas desfrutem dos serviços em nuvem. Como exemplo, temos as soluções de SaaS (Software como serviço), aplicativos em nuvens públicas e as comunicações unificadas, essenciais para escritórios remotos. Permitem também uma diminuição no custo total de propriedade (TCO).

Com a solução SD-WAN é possível garantir a segurança de dados da empresa. Além disso, o SD-WAN contribui na simplificação dos serviços de WAN, melhor experiência ao usuário, redução de custos e gerenciamento simples. Mas é preciso ficar atento, porque alguns provedores dessa solução são novos nesse mercado e por isso não possuem uma ferramenta tão segura, o que acaba expondo a segurança da empresa.

E há documentos, aplicativos, dados e informações digitalizados em nuvem que precisam ser preservados. Vale lembrar que quando há vazamento indevido de algum dado, por exemplo, a empresa detentora dos dados é que responde por isso. E o cerco está se fechando. Na Europa, as multas a empresas por vazamentos de dados passaram de R$ 1,8 bi em 2019.

Antivírus, firewall e segurança de dados: união eficaz

Numa breve conclusão, antivírus e firewall têm sua função: criam barreiras para evitar que o invasor viole seu sistema. Porém, agora é preciso pensar na camada de acessibilidade e de integração de dados que o mercado tem exigido das empresas que possuem suas soluções em nuvem.

Por isso a solução de SD-WAN torna-se uma aliada nesses casos. Além de garantir segurança, permite mais economia e é aderente a esse mercado cada dia mais digital.

Decisão

Quando for escolher qual solução de SD-WAN instalar em sua empresa, procure verificar e questionar os fabricantes sobre os seguintes pontos:

  • Maturidade do Produto;
  • Segurança da Solução;
  • Custo da Solução;
  • Integração de Infraestruturas (verifique como a solução de SD-WAN se integrará à sua rede existente)

São detalhes importantes que fazem a diferença em seu negócio.

Para saber mais sobre nossa solução de SD-WAN para garantir a segurança de dados da empresa, clique aqui e entre em contato para falar com nossos especialistas.

Veja também