Como garantir a segurança na integração de dados

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Como garantir a segurança na integração de dados

Neste artigo você vai pode saber como garantir a segurança na integração de dados.

A integração de dados é peça-chave na estruturação de uma organização porque dela nascem encaminhamentos e suporte para que o trabalho ocorra. E justamente por ser ponto fundamental, muitas empresas adotaram soluções a toque de caixa, sem considerar, em alguns casos, questões importantes como a segurança.

Uma atitude comum nas empresas é realizar escolhas pontuais para algumas soluções, quando o ideal é optar por soluções que possam ser expandidas conforme forem demandadas de mais capacidade como, por exemplo, as soluções que ficam em cloud.

Ao optar por tais soluções, principalmente de armazenamento em cloud, o ideal é que se pense sempre no período de utilização daquele investimento; a recomendação é que seja para, no mínimo, três anos, garantindo, desta forma, um espaço maior em armazenamento no futuro sem a necessidade de outro investimento, caso a demanda de armazenamento aumente repentinamente.

Integrar dados de múltiplos sistemas e plataformas na nuvem, mais que necessário, tornou-se urgente. Garantir segurança nessa integração é imperativo.

Transformação digital

Como a transformação digital não para de evoluir, não dá para desviar o foco da segurança, especialmente na integração de dados, fundamental para a coerência de uma companhia em que todos precisam falar a mesma língua. Tal integração deve ocorrer de modo adequado, evitando riscos de vazamentos e consequentes prejuízos.

Com o uso de várias nuvens, a complexidade de gerenciamento, controle e monitoramento de dados em todos esses ambientes torna-se um problema crítico. Em muitos casos, é a principal barreira para que as empresas realizem a implantação de segurança.

Como garantir a segurança na integração de dados

Com a transformação digital, o conceito de perímetro e até de segurança mudou. Não existe mais “dentro da empresa ou fora da empresa”. Os dados estão nas nuvens e é preciso reunir todos os recursos disponíveis para garantir sua inviolabilidade.

E tão importante quanto para o bom andamento do trabalho, é a fluidez na integração desses dados. Especialmente se considerarmos que alguns sistemas utilizados atualmente, não estão prontos para o mercado após essa transição.

Mas como garantir a segurança na integração de dados? Existem meios de integrar dados, preservando as informações, evitando, com isso, o risco de vazamentos. E muitas empresas já os adotaram. Com isso, conseguem disponibilizar suas informações para que sejam acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. E principalmente com segurança.

Também é possível dimensionar o armazenamento conforme a demanda, sem a necessidade de novos investimentos. Alternativa possibilitada pela nuvem que, com a ferramenta certa, proporciona flexibilidade e escalabilidade.

Muitas filiais já estão acessando soluções na nuvem de forma segura mesmo diante de conexões com maior variabilidade da rede, o que permite uma computação na nuvem com tranquilidade. E cada vez mais têm sido revelados os benefícios da virtualização da infraestrutura de redes e do tráfego de dados em aplicações e serviços na nuvem.

Basta então que o empresário ou o setor de TI percorra, inúmeras vezes, se preciso, o caminho da segurança na integração de dados para garantir a inviolabilidade das informações para além do perímetro, que já não é mais o mesmo.

Economia com a integração de dados

Mesmo diante de novas exigências de segurança, já existem soluções mais econômicas para integrar redes de dados. E não importa a localização da empresa – seja em filiais remotas com hardwares ou na nuvem; também não faz diferença se tem ou não data center; prover uma solução definitiva segura com economia é possível.

Se a empresa tem mais de uma filial, seja ela pequena, média ou grande, deve direcionar seu olhar à segurança na integração de dados.

Com a solução adequada, é possível garantir a mesma interconexão, com o mesmo tipo de conectividade e transmissão de internet para outras conexões de maneira transparente. Com isso, a aplicação que garantirá mais segurança, também resultará em um investimento mais assertivo.

Em boa parte dos casos, a integração de redes de dados foi projetada em uma época em que a utilização e o tráfego tinham outro volume. O modelo de negócio era adequado à época e os objetivos traçados não incluíam as demandas atuais.

À medida em que novas questões foram surgindo com a transformação digital, entretanto, novas ferramentas foram sendo criadas para atendê-las. A solução SD-WAN permite reduzir custos devido à autonomia de transporte entre internet, MPLS, 3G/4G LTE, entre outros.

A camada de roteamento flexível e gerenciável traz melhoria do desempenho das aplicações e aumento da agilidade nas conexões, proporcionando incremento na experiência do usuário de internet e de aplicações.

É fundamental, contudo, que junto aos serviços especializados haja o potencial de profissionais certificados e credenciados para simplificar e agilizar as operações com automação e gerenciamento baseado em nuvem.

Para saber mais detalhes sobre essa solução, entre em contato conosco.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira