SD-WAN: facilidade e segurança no gerenciamento de redes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
SD-WAN facilidade e segurança no gerenciamento de redes

Garantir segurança e gerenciamento da rede WAN de uma empresa é imprescindível para quem tem filial remota ou funcionário remoto. Esse, aliás, é um dos pontos que levam muitas companhias a aderirem à solução SD-WAN, que tem sido aposta do mercado até para mais produtividade nos negócios.

Com o constante aumento do uso de aplicativos e ferramentas baseados em nuvem, muitas organizações que contam com escritórios remotos deixaram de utilizar a rede WAN tradicional, já que o modelo de centralização das aplicações em data centers ou servidores locais acabam apresentando maiores custos e menor desempenho.

Algumas dessas empresas já estão aderindo a arquiteturas SD-WAN que é definido por software. Isso porque tanto os arquivos, quanto as aplicações essenciais têm sido acessados através das soluções hospedadas em nuvem.

Ninguém quer colocar em risco seus arquivos, sua marca, sua reputação; por outro lado, as empresas também não querem – e não podem – perder tempo com ferramentas complicadas, que dificultem ou tornem o processo mais caro.

A solução de SD-WAN permite priorizar o tráfego para as aplicações críticas de negócio dentro da rede WAN, dessa forma é possível garantir maior estabilidade e disponibilidade no acesso dessas aplicações.

No entanto, ao adotar uma arquitetura de SD-WAN, a superfície de ataque é aumentada, pois existe um crescimento de outros links de internet (MPLS, internet, LAN-TO-LAN, etc.), além do modelo de saída de internet independente nas localidades remotas.

Com isso, é imprescindível que um projeto de SD-WAN sempre leve em consideração paralelamente, um projeto de segurança para garantir a integridade das comunicações e do ambiente. Alguns fabricantes de mercado já possuem segurança de forma nativa na solução de SD-WAN, como Fortinet, permitindo assim a implementação do que chamamos de Secure SD-WAN.

Mais segurança no gerenciamento da rede com SD-WAN

A Fortinet possui o FortiGate Secure SD-WAN, uma solução que inclui os melhores recursos de segurança NGFW, além de roteamento avançado e otimização de WAN. Vale ressaltar que a Fortinet recebeu a classificação de “Recomendada” no Teste de Grupo para SD-WAN do NSS Labs e também é reconhecida pelo Gartner como líder nos segmentos de SD-WAN e Enterprise Firewall. Isso mostra o comprometimento com os serviços e seus clientes, além da aprovação do mercado, o que deixa as empresas mais confiantes para adquiri-la.

Vale ressaltar que a Fortinet recebeu a classificação de “Recomendada” no Teste de Grupo para SD-WAN do NSS Labs. Pela segunda vez consecutiva! Essa informação é importante porque mostra o comprometimento da empresa com seus serviços e seus clientes. E, claro, com a segurança. Também revela a aprovação do mercado para essa ferramenta, o que deixa as empresas mais confiantes para adquiri-la.

Criando uma estrutura para acessar os ambientes

Ao criar uma estrutura segura para acessar os ambientes de sua empresa, é importante contar com soluções específicas, reconhecidas no mercado, e com profissionais técnicos e especializados no assunto, que possam contribuir nesse processo.

Recorrendo à SD-WAN para a gestão da WAN, as organizações podem alcançar agilidade, disponibilidade, escalabilidade e integridade no acesso das aplicações do ambiente de TI tanto localmente quanto em nuvem.

A SD-WAN fornece um mecanismo de controle centralizado, que pode definir e rotear o caminho ideal para o tráfego — MPLS, 3G/4G ou banda larga —, garantindo que a sua empresa possa acessar com rapidez e facilidade os aplicativos na nuvem essenciais aos negócios.

Recomendamos: Como obter mais segurança e melhor performance com a rede WAN.

O conhecimento da tecnologia é fundamental para que sua empresa se assegure de ter optado pela melhor solução. Garantir o acesso remoto, a segurança e o bom andamento do trabalho na companhia é essencial e faz parte da missão do empresário ou do profissional de TI.

Para saber mais informações sobre segurança da rede WAN em sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas, teremos o prazer em atendê-lo e oferecer o melhor, afinal, soluções em tecnologia da informação é nossa especialidade.

A First Tech é uma empresa brasileira, está há 26 anos no mercado, entregando segurança e conectividade com segurança para a continuidade das empresas, além de outras soluções e serviços que envolvem projetos de infraestrutura de cibersegurança, comunicação empresarial, colaboração, HSM de pagamento e proteção de dados.

Quer saber mais sobre o que a First Tech pode oferecer para a proteção e colaboração para o seu negócio? Fale com o nosso time de especialistas.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira