7 dicas de segurança para empresas com home office

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
7 dicas de segurança para empresas com home office

Neste artigo você vai poder saber sobre dicas de segurança empresas com home office.

Para evitar uma redução drástica no nível de produtividade, muitas empresas estão focadas, compreensivelmente, na continuidade dos negócios. A configuração de soluções remotas do teletrabalhador tem sido, em geral, o principal foco nesse momento.

Contudo, embora a Covid-19 tenha provocado enorme redução na velocidade do trabalho, os nossos adversários cibernéticos continuam suas tentativas em velocidade acelerada, e não podemos nos dar ao luxo de tirar os olhos da segurança.

A realidade é que 65% das empresas, antes mesmo dos eventos recentes, já não tinham equipe qualificada para manter operações eficazes de segurança. E com a situação atual, o número de funcionários de segurança diminuiu mais ainda nas organizações, que têm que seguir os critérios de distanciamento social e físico.

Quando não, as equipes acabam sobrecarregadas na tentativa de solucionar tantos novos problemas que surgiram com a recente demanda do trabalho em home office.

Embora o cenário pareça desesperador (e em alguns casos, até é), existem soluções a curto prazo para garantir a segurança virtual das empresas que têm funcionários em home office.

Leia também nosso artigo sobre:
Como garantir a segurança de dados da empresa.

E sobre as dicas de segurança para empresas com home office. Selecionamos sete dicas de enfrentamento desse cenário com foco na continuidade dos negócios e no rápido estabelecimento de uma força de trabalho segura e remota. Confira nossa checklist:

1. Equipar e garantir a conectividade

Para começar, precisamos ter em mente que todo teleworker precisará ter acesso, de seu local de trabalho remoto, a diversos documentos e ambientes virtuais da empresa. E-mail, internet, teleconferência, compartilhamento limitado de arquivos e recursos específicos de funções (finanças, RH etc.) são alguns exemplos.

Com isso, é importante certificar-se de que todos os colaboradores tenham os aplicativos essenciais instalados em seu notebooks, para o bom andamento do trabalho. Tão importante quanto, é que ele inclua uma pré-configuração que forneça conectividade VPN7 à sede corporativa. 

2. Providenciar a autenticação multifatorial

A autenticação multifatorial ajuda a evitar o roubo de senhas para acesso aos recursos em rede. Providencie um token de autenticação seguro para cada usuário.

Com isso, ao fazer login ou uma conexão VPN na rede, será fornecida uma camada adicional de validação de identidade, reforçando a segurança.

Você pode tanto optar por um dispositivo físico ou por um token baseado em software (como um aplicativo de telefone).

3. Verificar a conectividade persistente

No home office, alguns de seus colaboradores precisam de acesso avançado aos recursos da rede. Acessar e processar informações confidenciais pode ser necessário para administradores de sistemas, técnicos de suporte, pessoal de emergência e equipes executivas de gerenciamento.

Também há casos em que esses teleworkers com funções especiais precisarão operar em múltiplos ambientes paralelos de TI. Portanto, é preciso garantir conectividade segura desde a localização remota do usuário até a rede corporativa, por meio de um túnel confiável.

Nesse sentido, os pontos de acesso sem fio pré-configurados podem ser combinados com um firewall de última geração baseado em desktop para permitir conexões persistentes, controle avançado de admissão e um espectro completo de serviços avançados de segurança, incluindo prevenção de perda de dados.

4. Assegurar a comunicação eficiente

Esses usuários também requerem uma solução de telefonia que suporte voz sobre IP (VoIP) para garantir comunicações seguras.

É importante assegurar soluções que permitem que os usuários façam ou recebam chamadas, acessem a caixa postal, verifiquem o histórico de chamadas e pesquisem o diretório da organização. 

Leia também nosso artigo sobre:
Como reduzir custo com seu contact center e fortalecer a relação com seu cliente, mesmo em tempos de instabilidade econômica.

5. Autenticar o usuário e o dispositivo

Para o bom andamento dos negócios também é importante garantir que o headend possa ser dimensionado para atender ao volume repentino de trabalhadores em home office.

Isso porque, na certa, eles precisarão de acesso remoto aos recursos da rede, então é fundamental garantir que o acesso à rede seja devidamente protegido. 

Um serviço central de autenticação conectado ao diretório ativo da rede permite que os trabalhadores remotos se conectem com segurança aos serviços de rede em escala.

Essa solução também deve suportar serviços de assinatura única, gerenciamento de certificados e gerenciamento de hóspedes.  

6. Estabelecer segurança avançada do perímetro

Sabemos que o conceito de perímetro mudou; não existe mais aquela diferenciação “dentro da empresa” e “fora da empresa”. O perímetro alçou novos voos com tantos recursos armazenados em nuvem.

Uma solução NGFW precisa encerrar com segurança conexões VPN, fornecer proteção avançada contra ameaças, incluindo a análise de malware e outros conteúdos suspeitos dentro de um ambiente sandbox antes de chegar ao seu destino.

Saiba mais sobre nossa solução de SD-WAN clicando aqui e entre em contato conosco para falar com nossos especialistas

É preciso realizar uma inspeção de alto desempenho de tráfego claro de texto e criptografia para eliminar malware e tráfego malicioso. A escalabilidade para esta função é especialmente crítica, pois a inspeção de dados criptografados é extremamente intensiva em processadores.

Com processadores de segurança avançados projetados para inspecionar grandes volumes de tráfego criptografado, as soluções NGFW não se tornarão um gargalo, evitando afetar a produtividade no home office.

7. Promover uma cultura de segurança cibernética

Nossa lista de 7 dicas de segurança para empresas com home office encerra aqui.

Os programas de continuidade de negócios exigem uma estratégia de home office que possa suportar uma força de trabalho remota sem comprometer a segurança da rede.

Contar com soluções de continuidade de negócios que sejam facilmente implantáveis e configuráveis é útil para diversas situações, e não apenas para esses momentos em que o isolamento social impera.

Desta forma, é importante promover uma cultura de segurança cibernética em sua empresa, mantendo total visibilidade e controle da segurança, independentemente de seu ambiente de implantação.

Isso garante que sua organização possa responder rapidamente a eventos críticos com impacto mínimo na produtividade e rentabilidade. 

Para saber mais informações sobre segurança no home office, entre em contato conosco.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira