Logo First Tech, soluções de pagamentos

Melhores práticas para garantir segurança de pagamentos por aproximação

É bem possível que você já conheça, ou até mesmo tenha usado tecnologia NFC (Near-Field Communication) em alguma compra. Com ela, basta aproximar o cartão, celular ou smartwatch a um terminal e aguardar a autenticação, ou seja, a aprovação. Essa evolução traz vantagens não apenas aos usuários finais, como também ao comerciante. Isso porque ela possibilita a implementação do Tap on Phone, um método de recebimento móvel capaz de fazer com que um smartphone comum se torne um terminal de pagamento.

Aos bancos, emissores, adquirentes e outras empresas que processam pagamentos de cartões, cabem oferecer alternativas inovadoras quando o assunto é meios de recebimento de pagamentos móveis. A segurança precisa estar alinhada ao modelo de negócio.

Como funcionam os pagamentos móveis?

Acima, você viu um breve panorama de como funcionam esses pagamentos móveis. O usuário final pode estar com um smartphone, um cartão ou um smartphone, por exemplo, e do outro lado, o vendedor precisa estar apenas com um smartphone com o Tap on Phone habilitado para que a transação de pagamento, a autenticação seja realizada.

Vale reforçar a complexidade envolvida nesta autenticação de pagamento, com o objetivo de garantir a agilidade e a segurança para ambas as partes.

Para uma maior segurança, uma chave criptografada é criada a cada transação de pagamento, que por sua vez, é excluída logo em seguida. Porém, os smartphones não vêm com chaves “guardadas”, diferentemente das famosas maquininhas. Assim, deve-se contar com sistema próprio para gerar ― e eliminar em pouco tempo ― a nova chave. Ainda, a transação precisa ser autorizada e autenticada. Realizadas essas etapas, o pagamento é concluído.

O que garante a segurança das autorizações e autenticações de pagamento?

Criptografia para segurança de autenticação de pagamentos

A criptografia é o fator principal para garantir a segurança das autenticações de pagamentos. A cada nova transação, uma chave criptográfica é gerada, armazenada e excluída dentro de pouco tempo. Assegure-se de que os algoritmos utilizados sejam como os de curva elíptica ou algoritmos AIS (Artificial immune system). Eles são extremamente eficientes não apenas na geração das chaves, mas na proteção dos dados envolvidos no pagamento.

Certificações PCI para garantir altos padrões de segurança

O PCI – Security Standards Council publicou seu padrão para pagamentos via NFC com smartphones convencionais (COTS). O PCI CPoC (Contactless Payments on COTS), recomenda altos padrões de segurança que os fornecedores ofereçam soluções contactless de maneira facilitada. Todas elas, claro, desenvolvidas e testadas em laboratório para proteger os dados de pagamento.

O parceiro certo para implementar o Tap on Phone e garantir pagamentos através do celular

Com o Tap On Phone da First Tech, você pode oferecer uma nova opção de terminal de pagamentos aos seus clientes, garantindo uma experiência de compra sem complicações aos consumidores.

A First Tech oferece a tecnologia para que você possa implementar o Tap on Phone com rapidez e segurança que sua empresa precisa.

Fale com o nosso time. Clique aqui e solicite um bate-papo.

Cibersegurança