Logo First Tech, soluções de pagamentos

A importância da visibilidade do ambiente cibernético

visibilidade do ambiente cibernético

Se perguntássemos aos seus profissionais de TI quais as ferramentas de segurança aplicadas na proteção da sua rede, certamente, eles saberiam mencioná-las uma a uma. Mas será que têm a mesma visibilidade do ambiente cibernético dos seus parceiros e terceirizados? Não se surpreenda se a resposta for não. Afinal, 67% dos entrevistados para um estudo da RiskRecon, não possuem um inventário com todos os seus fornecedores com os quais compartilham informações.

Esse é considerado um erro de cibersegurança e corrigi-lo o quanto antes evitará muito prejuízo. Isso porque os ciberataques estão cada vez mais sofisticados, o que demanda atenção completa não apenas ao seu ambiente de TI, como também daqueles que possuem acesso aos dados, sensíveis ou não, da sua empresa. Pensando nisso, como se manter à frente das ameaças de segurança?

Saiba quais os riscos que sua empresa corre ao não ter a visibilidade do ambiente cibernético de terceiros

Imagine que, apesar de todos os seus esforços em cibersegurança, os dados dos seus clientes são expostos. Entretanto, a vulnerabilidade não estava na sua rede, mas na de alguma empresa com acesso a eles. Contudo, para as vítimas, não há tal distinção. Afinal, sua empresa era a responsável direta por armazená-los.

Apenas pelo exemplo acima já dá para entender que as consequências são graves. Além das financeiras, que podem ser aplicadas seguindo a LGPD, existem as reputacionais. Ou seja, aqueles que afetam diretamente a imagem do seu negócio. Não à toa, ter acesso à visibilidade do ambiente cibernético dos terceiros envolvidos na sua operação é um imperativo para quem trabalha na mitigação dos riscos envolvidos em caso de vazamentos.

Um caso real em que a falta de visibilidade do ambiente cibernético de terceiros resultou em vazamento de dados

Após encontrarem uma brecha de segurança nos sistemas de uma seguradora que presta serviços à Decolar, cibercriminosos acessaram mais de seis mil dados de ex e atuais funcionários da companhia. Eles incluíam informações pessoais ― nomes completos, CPFs e datas de nascimento ― e dados sobre saúde. Nesse caso, ficaram expostas todas as informações sobre consultas e outros procedimentos médicos realizados em 2019 e 2020, consideradas sensíveis.

Como ter visibilidade do ambiente cibernético de terceiros

Com o uso de ferramentas de gerenciamento de riscos de terceiros, é possível obter uma abordagem automatizada para avaliar e monitorar a segurança cibernética de fornecedores e parceiros de negócios. Uma ferramenta projetada para ajudar as empresas a identificar, analisar e mitigar os riscos associados às relações com terceiros.

Além de monitorar e notificar os riscos cibernéticos, esse tipo de ferramenta, pode fornecer avaliações detalhadas, possibilitando entendê-los e, então, solucioná-los. Isso também ajuda equipes a se prepararem para lidar com ameaças comuns que podem se tornar mais significativas posteriormente.

Conheça a plataforma RiskRecon, uma solução da Mastercard de gerenciamento de riscos de terceiros que fornece uma abordagem automatizada para avaliar e monitorar a segurança cibernética de fornecedores e parceiros de negócios. É uma ferramenta projetada para ajudar as empresas a identificar, analisar e mitigar os riscos associados às relações com terceiros.

Agora que você já sabe como é importante ter visibilidade do ambiente cibernético dos seus parceiros, entre em contato com o time First Tech, parceira Mastercard para uma demonstração.

Veja o estudo Riskrecon.

Cibersegurança