Os sequestros de dados causados por ataques de Ransomware

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Os sequestros de dados causados por ataques de Ransomware

Atualmente, vivemos uma crescente onda de sequestro de dados causados por ataques de Ransomware, algo que pode causar danos à imagem e, principalmente, danos financeiros a organizações de todos os portes e setores do mercado.

As empresas estão pagando resgates de Ransomware por falta de preparo adequado.

Uma pesquisa da IBM Security mostrou que 60% das empresas brasileiras sofreram ao menos um ataque de Ransomware nos últimos dois anos, e 73% delas pagaram o resgate.

Os dados mostram que muitas empresas não estão maduras o suficiente quando o assunto é a segurança. Quando se chega ao ponto de pagar o resgate, indica que a empresa não estava preparada para lidar com um ataque de Ransomware.

Falta às empresas tecnologia, pessoal capacitado e alguém que saiba liderar em uma crise como um ataque cibernético, além de processos endereçados para a resolução do problema.

Algumas estratégias para lidar com ataques de Ransomware.

Como foi possível notar, a falta de preparo para se proteger contra os ciberataques de qualquer tipo, como o próprio Ransomware, pode causar prejuízos financeiros, talvez irreparáveis, com gastos que com certeza superariam os valores de adoção de medidas preventivas para proteção de dados.

Há uma série de medidas preventivas e defensivas que podem ser adotadas para ajudar a evitar os ataques de Ransomware.

  • Mantenha seu sistema operacional corrigido e atualizado para garantir que os cibercriminosos não encontrem com facilidade as vulnerabilidades;
  • Não conceda acessos administrativos a todos os colaboradores;
  • Aplique antivírus, que pode detectar programas maliciosos, algumas vezes o próprio Ransomware;
  • Faça backups regularmente dos arquivos e bancos de dados, isso pode facilitar a estratégia de recovery e continuidade dos negócios.

Se acontecer um ataque de Ransomware, quais as primeiras medidas a serem tomadas?

Problemas podem acontecer, ataques podem acontecer, fato é o que vemos quase diariamente nos noticiários. E se acontecer um ataque de Ransomware, quais as primeiras medidas que podem ser tomadas?

Conforme o instituto britânico de proteção de dados National Cyber Security Centre, há um passo a ser seguido:

  • Desconectar todos os dispositivos infectados de toda a rede;
  • Reconfigurar as senhas, especialmente as de administradores e de contas de sistema;
  • Formatar todos os dispositivos infectados;
  • Ter a certeza de que os sistemas estão livres de qualquer malware antes de restaurar o backup;
  • Conectar seus dispositivos à uma rede segura e instalar as atualizações dos sistemas operacionais;
  • Instalar e ativar um antivírus;
  • Realizar o escaneamento constante de antivírus para identificar possíveis restos de infecção e monitorar todo o tráfego da rede.

Invista em cibersegurança para prevenção de ataques de Ransomware.

A prevenção de ataques de ransomware, de qualquer forma, é a principal estratégia, investindo em cibersegurança para a segurança dos dados.

Afinal, sabemos que os dados podem ser o ativo mais importante em uma empresa, por isso, adotar medidas e soluções para proteção de dados com criptografia é uma forma eficiente em caso de ataque de Ransomware.

O investimento em tecnologia para prevenção é uma forma ideal de combate aos ataques cibernéticos. Adotar uma solução que seja capaz de descobrir, proteger e controlar os dados em qualquer lugar pode facilitar o dia a dia da empresa contra os incidentes. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Você pode falar com o nosso time a qualquer momento para tirar dúvidas. 

Um abraço e até a próxima!

Veja também