Opções de privacidade

Pagamentos por aproximação crescem mais de 40% no Brasil

Pagamentos por aproximação crescem mais de 40% no Brasil

Você pode ainda não ter usado, mas, certamente, já viu como acontece o pagamento por aproximação. Basta aproximar um smartphone ou smartwatch de um terminal e pronto! Para que isso possa ser feito, é necessário que os smartphones comportem a tecnologia NFC (Near-Field Communication). Ao cliente, esse recurso está disponível, além do celular e relógios inteligentes, nos cartões de débito e crédito. Aos lojistas, em algumas maquininhas de cartão e, também, no celular, que se torna uma ferramenta para aumentar as vendas. Com os aparelhos aptos, basta aproximá-los e o pagamento é processado em poucos segundos.

A conveniência se mostra tanto para o cliente quanto para o lojista que, por sua vez, pode “converter” seu smartphone em um terminal de pagamento e diminuir a dependência das maquininhas. Não à toa, o pagamento por aproximação cresceu 48% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O que explica o boom do pagamento por aproximação?

Em primeiro lugar, a popularização da tecnologia NFC. Hoje, a grande maioria dos cartões de débito e crédito emitidos no Brasil já contam com o contactless (pagamento sem contato). Fora isso, aparelhos celulares, pulseiras e relógios também já são usados enquanto alternativas para os pagamentos.

Essa maneira de realizar as compras se tornou bem comum durante a pandemia de covid-19, iniciada em 2020. Com mais informação sobre a transmissão do vírus, o pagamento sem contato ganhou muitos adeptos. Mesmo após o controle da doença, a praticidade do pagamento por aproximação fez com que muitos continuassem a utilizá-lo. Mas não é apenas esse o motivo que explica o grande crescimento dessa modalidade:

  • Integração com dispositivos existentes: grande parte dos smartphones já vêm equipados com chips NFC. Isso significa que os consumidores não precisam comprar um dispositivo ou cartão especial para realizar pagamentos por aproximação. Ainda, a tecnologia não é exclusiva de uma única empresa ou provedor de serviços. Ela foi adotada por diversas instituições financeiras e varejistas, o que significa que muitos terminais de pagamento são compatíveis com essa tecnologia.
  • Segurança: embora existam preocupações com a segurança em relação a qualquer tecnologia de pagamento, a NFC oferece algumas vantagens nesse aspecto. As transações são protegidas por criptografia, o que torna mais difícil para os cibercriminosos interceptarem as informações. Além disso, muitos dispositivos requerem autenticação biométrica (como impressão digital ou reconhecimento facial) enquanto forma de aumentar a segurança.
  • Agilidade na transação: as transações NFC são extremamente rápidas. A conexão é estabelecida de forma instantânea quando os dispositivos estão próximos o suficiente. Isso é especialmente vantajoso em ambientes movimentados, como lojas de varejo e locais de transporte público.

Pagamento por aproximação: como me preparar para oferecer essa opção?

Ainda que o smartphone do comerciante conte com a tecnologia que permite o pagamento por aproximação, é preciso seguir alguns passos antes de torná-lo um ponto de captura. Isso porque, mesmo que a transação ocorra em segundos, é necessário um grande ecossistema de pagamentos digitais para garantir a segurança em cada uma delas. Assim, cada movimentação deve acontecer sob uma chave criptografada, que protege os dados.

Acontece que, diferente dos terminais físicos ― os quais já têm uma série de códigos que mudam constantemente ―, os smartphones não contam com esse recurso. Portanto, a cada nova solicitação de pagamento, deve-se contar com sistema próprio para gerar  o novo código e para eliminá-lo em pouco tempo.

O Tap to Phone, desenvolvido pela First Tech, é serviço de criação e gerenciamento de chaves, responsável também pelo processamento do pagamento ao enviar os dados para os envolvidos, tudo isso em conformidade com os órgãos regulatórios. De fácil implementação de chamadas REST API e com alta disponibilidade, possibilita pagamentos por aproximação de cartões, celulares ou smartwatches, tudo com segurança, simplicidade e rapidez.

Fale com o nosso time. Clique aqui e agende um bate-papo. Até breve!

Tokenização de Bandeira