Um panorama sobre segurança em meios de pagamentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Um panorama sobre segurança em meios de pagamentos

Como será o futuro dos pagamentos digitais?

A internet e a economia móvel vêm passando por um “boom” nos últimos anos. Como resultado, o segmento de transações de pagamentos está crescendo e evoluindo rapidamente. A conjuntura atual acelerou o movimento do dinheiro para meios digitais, consequentemente, as demandas por segurança nestes meios têm sido cada vez maiores. 

Agora, chegamos ao aumento exponencial dos pagamentos Contactless (sem contato) e carteiras digitais, que vão ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, tornando-se uma maneira mais fácil e rápida de realizar as transações. E a tendência é de aumento constante nos próximos anos também.

O mercado de pagamentos digitais está impulsionando a economia dos dados

Com toda essa evolução, foram impulsionadas práticas como a economia dos dados.

A economia de dados trata-se do ecossistema digital global no qual os produtores e consumidores de dados reúnem, organizam e compartilham dados acumulados de uma ampla variedade de fontes. 

Com o uso de dados, é possível  explorar novos mercados e atender aos consumidores com produtos e serviços melhor direcionados.

Com a digitalização dos pagamentos, é possível direcionar os clientes aos mais diversos canais de vendas como, por exemplo, os marketplaces. Isto, sem contar o fato de que muitas empresas já conhecidas por atuar em outros setores, estarem criando suas próprias formas de pagamento como:

  • Apple (Apple Card e Apple Pay);
  • Amazon (Amazon Pay e Amazon Cash);
  • Meta (Facebook Pay e WhatsApp Payments;
  • Magazineluiza (Magalu Pay);
  • Claro (Claro Pay);
  • Rappi (Rappi Pay);
  • Vivo (Vivo Pay).
  • Entre outros.

Dessa forma, espera-se um crescimento de 26% do uso de big data aplicada a serviços de pagamentos até 2025.

O constante crescimento de marketplaces

Os marketplaces estão se tornando cada vez mais populares, pois iniciar um negócio de e-commerce é mais acessível do que nunca, atualmente. Marcas como Amazon, Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre tornaram-se alguns dos principais exemplos para os varejistas. 

Porém, os marketplaces também vão além dos ambientes de varejo. Eles ajudam a trazer produtos de alta demanda para os clientes que estão impulsionando as tendências de compra, entre outros benefícios diversos.

E, justamente por já fazerem parte do ambiente digital, os pagamentos realizados desta forma também predominam nos marketplaces.

Tecnologia a favor da segurança de pagamentos 

Com mais atualizações no mercado de transações de pagamentos, é de suma importância entender e estar atento aos cuidados com a segurança, fator que tem necessidades alteradas, em relação ao uso de cartões físicos tradicionais de débito e crédito, por exemplo.

Nesta esteira, a principal medida tomada pelas organizações no mercado atual, trata-se da Tokenização para proteger os dados do cartão do cliente, que diminui os riscos com fraudes e possibilita uma experiência positiva.

Token é um recurso de segurança que gera um código identificador digital exclusivo, sendo ideal para proteger dados de pagamentos.

Como construir um produto financeiro aplicando a tokenização com baixo custo?

O processo de transformação digital ocorre de forma acelerada e com isso muitos serviços estão migrando para ambientes em cloud. Nestes ambientes é possível construir seu produto a custos menores e lançá-lo no mercado de forma rápida. 

O comércio eletrônico impulsiona o crescimento exponencial dos casos de uso da tokenização, com tokens sendo emitidos para aplicativos mobile e carteiras digitais em substituição ao armazenamento de dados do cartão.

A tokenização traz a segurança no processo de uso de dados de cartão em carteiras digitais e aplicativos mobile, por exemplo. 

O processo de tokenização é um meio eficaz para prover a segurança dos dados armazenados e do processo de pagamento através destes canais digitais. 

Em outro ponto, estas aplicações precisam seguir requisitos de compliance como PCI-DSS e PIN Security, com uso de plataformas de HSM (Hardware Security Module) que garantam a segurança das transações.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que você tenha compreendido um pouco mais sobre a importância da segurança em meios de pagamentos.

Fale com nosso time sobre como implementar segurança de pagamentos digitais em seu negócio.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Tokenização de Bandeira