Gerenciamento de redes com SD-WAN, indispensável para a Cibersegurança em sua empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Neste artigo, falaremos sobre o Gerenciamento de redes com SD-WAN, que é indispensável para a cibersegurança em empresas de qualquer porte e segmento do mercado.

Manter estruturas WAN baseadas nas redes controladas por MPLS passou a ser um fator de peso aos cofres das pequenas, médias e grandes empresas, especialmente quando há a expansão por meio de abertura de novas filiais.

Em um modelo como esse, atividades como configurar, suportar, implantar, expandir e gerenciar redes distantes na borda da WAN, suportando e utilizando apenas o tráfego MPLS, exigiria os serviços presenciais de analistas e técnicos, dependendo também de contratos com operadoras de internet com pouca flexibilidade para acesso aos novos links dedicados.

Essa situação dificulta não só a contenção de gastos de TI, mas também a adoção de escalas flexíveis para os workflows da organização.

Isto, sem contar os inúmeros alertas causados com a maximização de itens de software e dispositivos de segurança nas redes de filiais, “sobrecarregando” os pontos de gerenciamento de riscos e, consequentemente, aumentando a superfície de risco de segurança.

Qual a melhor solução para gerenciamento de redes com SD-WAN?

A solução nomeada pela Fortinet como Secure SD-WAN propõe um tratamento integrado das estruturas de segurança e também de conectividade na WAN, além das redes posicionadas na borda da rede. Com uma solução deste nível, é possível que a organização possa virtualizar a distribuição de firewalls integrados a roteadores multiprotocolo, que são capazes de oferecer caminhos agnósticos, com a inclusão do próprio modelo de MPLS, além de adicionar protocolos consideravelmente mais flexíveis. Como exemplo disso, é possível citar Ethernet, Frame Relay, DSL e LTE.

Estando alinhado com as tendências do mercado de Cibersegurança, o Secure SD-WAN, ao propiciar o já conhecido tráfego multi-caminho, oferece as respostas adequadas às comunicações de branch-office que possuem seus destinos fora do data center.

Solução Zero-Touch com o Secure SD-WAN

A arquitetura de tráfego do Secure SD-WAN é mais rica e possui maior nível de maleabilidade, podendo assim aumentar a eficiência da rede WAN em toda a sua extensão, dispondo também de painéis completos para planejamento, além de operação e suporte centralizados por meio remoto.

Dessa forma, a solução Fortinet se enquadra no que hoje é nomeado pelo mercado de segurança “Zero-Touch”.

O Secure SD-WAN, com sua seleção dinâmica de rota, suporta o emprego de políticas específicas de tráfego, alinhadas com os objetivos do negócio, abrangendo também as boas práticas de segurança e balanceamento de carga, ao longo do ciclo de processamento.

A solução, ainda, possui um alto nível de inteligência para reconhecer automaticamente os aplicativos de uso frequente. Tudo isso, tendo incorporado uma biblioteca que conta com mais três mil aplicações já documentadas e avaliadas, no que se refere aos requisitos de tráfego, acesso, segurança, auditoria e ciclo de vida.

Agora que você entende um pouco mais sobre gerenciamento de redes com SD-WAN com tecnologia Zero-Touch e mesmo assim quer ter mais informações, acesse nossa página sobre SD-WAN ou fale com o nosso time.

Um abraço

Veja também