Fases Open Banking

Fase 1 – Entrando em vigor no dia 02/02/2021, a primeira fase é disponibilizar ao público as informações sobre características dos produtos, call centers e serviços das instituições participantes.

Fase 2 – Na segunda fase, os bancos poderão fazer o compartilhamento de dados de cadastro e de transações de seus clientes, relacionados aos pontos citados na fase 1. Até 15 de julho é a previsão de término.

Fase 3 – Sendo finalizada até o dia 30 de agosto, a terceira fase do Open Banking é a que permite o início das transações de pagamentos e de solicitações de propostas de operação de crédito, o que resulta em acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo.

Fase 4 – Na quarta e última fase, outras informações dos clientes, como investimentos, seguros e até mesmo operações de câmbio, serão compartilhadas entre as instituições bancárias, claro, sempre que quiserem e autorizarem esse compartilhamento. Assim, todos os serviços serão integrados na estrutura do Open Banking. Isso deve ser encerrado em 15 de dezembro de 2021, segundo o cronograma do Banco Central.

O HSM da Thales protege as transações de pagamento.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.