Se perguntássemos aos seus profissionais de TI quais as ferramentas de segurança aplicadas na proteção da sua rede, certamente, eles saberiam mencioná-las uma a uma. Mas será que têm a mesma visibilidade do ambiente cibernético dos seus parceiros e terceirizados? Não se surpreenda se a resposta for não. Afinal, 67% dos entrevistados para um estudo da RiskRecon, não possuem um inventário com todos os seus fornecedores com os quais compartilham informações.
Esse é considerado um erro de cibersegurança e corrigi-lo o quanto antes evitará muito prejuízo. Isso porque os ciberataques estão cada vez mais sofisticados, o que demanda atenção completa não apenas ao seu ambiente de TI, como também daqueles que possuem acesso aos dados, sensíveis ou não, da sua empresa. Pensando nisso, como se manter à frente das ameaças de segurança?
Saiba quais os riscos que sua empresa corre ao não ter a visibilidade do ambiente cibernético de terceiros
Imagine que, apesar de todos os seus esforços em cibersegurança, os dados dos seus clientes são expostos. Entretanto, a vulnerabilidade não estava na sua rede, mas na de alguma empresa com acesso a eles. Contudo, para as vítimas, não há tal distinção. Afinal, sua empresa era a responsável direta por armazená-los.
Apenas pelo exemplo acima já dá para entender que as consequências são graves. Além das financeiras, que podem ser aplicadas seguindo a LGPD, existem as reputacionais. Ou seja, aqueles que afetam diretamente a imagem do seu negócio. Não à toa, ter acesso à visibilidade do ambiente cibernético dos terceiros envolvidos na sua operação é um imperativo para quem trabalha na mitigação dos riscos envolvidos em caso de vazamentos.
Um caso real em que a falta de visibilidade do ambiente cibernético de terceiros resultou em vazamento de dados
Após encontrarem uma brecha de segurança nos sistemas de uma seguradora que presta serviços à Decolar, cibercriminosos acessaram mais de seis mil dados de ex e atuais funcionários da companhia. Eles incluíam informações pessoais ― nomes completos, CPFs e datas de nascimento ― e dados sobre saúde. Nesse caso, ficaram expostas todas as informações sobre consultas e outros procedimentos médicos realizados em 2019 e 2020, consideradas sensíveis.
Como ter visibilidade do ambiente cibernético de terceiros
Com o uso de ferramentas de gerenciamento de riscos de terceiros, é possível obter uma abordagem automatizada para avaliar e monitorar a segurança cibernética de fornecedores e parceiros de negócios. Uma ferramenta projetada para ajudar as empresas a identificar, analisar e mitigar os riscos associados às relações com terceiros.
Além de monitorar e notificar os riscos cibernéticos, esse tipo de ferramenta, pode fornecer avaliações detalhadas, possibilitando entendê-los e, então, solucioná-los. Isso também ajuda equipes a se prepararem para lidar com ameaças comuns que podem se tornar mais significativas posteriormente.
Conheça a plataforma RiskRecon, uma solução da Mastercard de gerenciamento de riscos de terceiros que fornece uma abordagem automatizada para avaliar e monitorar a segurança cibernética de fornecedores e parceiros de negócios. É uma ferramenta projetada para ajudar as empresas a identificar, analisar e mitigar os riscos associados às relações com terceiros.
Agora que você já sabe como é importante ter visibilidade do ambiente cibernético dos seus parceiros, entre em contato com o time First Tech, parceira Mastercard para uma demonstração.
Veja o estudo Riskrecon.