Conheça as Vantagens do SD-WAN para a sua empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Preparamos este artigo para mostrar as vantagens de contar com um SD-WAN dentro da rede de uma organização. Confira!

Uma das principais tendências de aplicação desta tecnologia, desenvolvida pela Fortinet, trata-se do Secure SD-WAN.

O Secure SD-WAN conta com uma estrutura de consciência permanente e análise do ambiente para proceder a configuração automática na rede distante. Dispõe assim de recursos de varredura e descoberta dos ativos de software e hardware do ambiente. Este quesito inclui a realização do inventário de endpoints, controle do acervo de entidades robóticas, entes BYOD e usuários humanos da força de trabalho interna e externa.

Na sua abordagem integrada de conectividade e segurança, o Secure SD-WAN é protegido pelo software de firewall e gateway de próxima geração FortiGate. Um componente de tráfego contendo embutidas todas as funções críticas de segurança, como detecção ou prevenção de intrusão (IPS e IDS). Com isto, ele lava para a borda das redes de filiais, em suas conexões com a nuvem, o mesmo nível de segurança de backhaul antes existente nas conexões com data center. 

Além de aumentar a segurança de tráfego e baratear o TCO, esta arquitetura inteligente permite a adoção de medidas para reduzir a complexidade das políticas de segurança, tornando mais rápidos os processos de credenciamento, autenticação e autorização. Num cenário de negócios em que o cliente ocupa o centro das preocupações estratégicas, a adoção do Secure SD-WAN se torna uma aliada dos esforços para a redução do atrito.

O Secure SD-WAN se enquadra, portanto, nas perspectivas atuais das redes Zero Trust, em que as estratégias de segurança perimetral começam a ceder a primazia para a segurança em malha (Cyber Security Mesh), na qual cada endpoints ou cada ente de acesso é um ponto a ser protegido.

Do ponto de vista da gestão, a SD-WAN oferece a base para a implantação de métricas de QoS mais consistentes e para a racionalização do TCO nas estruturas de TI através da contenção dos contratos de SLA e da migração mais segura para aplicações terceirizadas.

Principais vantagens da tecnologia Secure SD-WAN

Melhoria na experiência do usuário: a flexibilidade para a escolha das conexões mais vantajosas para a cada aplicação ou situação de tráfego faz com que a SD-WAN forneça uma ótima experiência ao usuário no acesso a recursos da rede principal e da nuvem múltipla. Diferentemente das conexões tradicionais MPLS, por roteamento de pacotes fechados, a arquitetura SD-WAM oferece visibilidade da aplicação já no início do acionamento, viabilizando a escolha do melhor caminho para a prestação do serviço. 

Diminuição de TCO: a tecnologia de tráfego agnóstica mobiliza todas as formas de conexão disponíveis, libertando a rede remota e as filiais da dependência de contratos fixos de linhas alugadas MPLS e outras tecnologias proprietárias. Além disso, a solução integra a engenharia de tráfego com a estrutura e as políticas de segurança. E ao lado de tudo isto, permite o gerenciamento remoto unificado com recursos de configuração e suporte zero-touch, tornando o Fortigate a solução mais econômica e performática para a expansão e manutenção das redes de filiais. 

Simplicidade: as características de integração máxima de funções, gerenciamento em console único e inteligência distribuída de tráfego, permitem conter a multiplicação de pontos de roteamento, processamento, storage, aplicações, pessoas e pontos de segurança. Sem falar na automação de processos que fortalece a base de simplicidade para os projetos de expansão ou manutenção das redes no ambiente híbrido ou de multi-cloud. 

Em sintonia com a nuvem: assim como define dinamicamente os planos de conexão de filiais com base em regras de negócio e segurança zero-trust, o Fortigate fornece serviços de acesso a data center ou SaaS de maneira orgânica, oferecendo acesso à nuvem sem restrição de provedores ou ambientes operacionais.

First Tech

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais sobre como implementar o Secure SD-WAN da Fortinet no sistema de sua organização!

Veja também