Dados estruturados, não estruturados, em repouso e em trânsito: quais as diferenças?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dados estruturados, não estruturados, em repouso e em trânsito: quais as diferenças?

As notícias sobre vazamentos de dados crescem exponencialmente, bem como as informações gerais sobre os próprios dados, já que a população busca saber sobre eles, considerando os perigos que estes vazamentos podem causar, ainda mais quando falamos de empresas.

Para que se tenha uma noção da importância disso, muitos especialistas afirmam que os dados já estão no ranking dos produtos mais valiosos do mercado, algo que faz com que o mercado negro se beneficie disso, gerando inclusive o surgimento de outros tipos de ataque.

Porém, para se proteger destes ataques nas empresas, é importante que se tenha, mais do que medidas ou softwares de proteção, um conhecimento amplo de cada detalhe do que envolve dados e cibersegurança.

Neste artigo vamos esclarecer os tipos de dados existentes nas empresas, que são: dados estruturados, não estruturados, em repouso e em trânsito.

Sobre geração e coleta de dados

Não é de hoje que a geração e coleta de dados tem crescido exponencialmente. Governos e empresas de todos os segmentos têm investido fortemente em aplicações e processos para armazenar e tratar esses dados, que são uma mina de ouro para seus negócios. Desde dados confidenciais como informações das redes sociais, por exemplo.

Para as empresas, os dados relativos ao seu negócio e aos seus clientes ocupam grande valor e preocupação quanto a sua manipulação.

Dados estruturados

Os dados estruturados são aqueles que estão armazenados em uma estrutura rígida, que foi criada especialmente para receber aquele tipo de dado, não podendo ser armazenado em nenhuma outra estrutura. O exemplo mais comum de dados estruturados, é o de banco de dados.

Dados não estruturados

Eles podem ser armazenados em qualquer tipo de estrutura, mostrando sua flexibilidade e dinamicidade. Algo que pode ser repetido até mesmo quando não há estrutura, o que ocorre com imagens, gráficos, entre outros, ou seja, os dados não estruturados são exatamente o contrário dos estruturados.

Dados em repouso

Já os dados em repouso, são aqueles que podem estar armazenados em diversos lugares, como servidores locais, nuvem, celulares, tablets, drives externos ou outros. Porém, estão “em repouso” pelo fato de não serem movimentados ou transferidos.

Dados em trânsito

Os dados em trânsito, são aqueles que são transmitidos através da rede de comunicação, seja ela interna ou externa, conectando diversos dispositivos como câmeras, links de comunicação entre sites, processo de replicação de bases de dados e outros.

Conheça a First Tech!

A First Tech é uma empresa de tecnologia que, estando há quase 30 anos no mercado, proporciona o melhor em soluções de cibersegurança e colaboração que garantem a integridade e continuidade para empresas de qualquer segmento.

Há soluções para a proteção dos tipos de dados, que foi o assunto deste artigo. Com elas, a segurança dos dados de qualquer empresa é garantida, evitando prejuízos que um vazamento de dados pode causar.

Quer saber mais, fale com nosso time!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Tokenização de Bandeira