Por que uma empresa precisa de governança de dados?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Por que uma empresa precisa de governança de dados?

A importância que possuem os dados atualmente é evidente e, mais ainda, o quão essencial é protegê-los, com o uso de softwares, por exemplo.

Essa importância cresce quando se fala de empresas, já que há um aumento considerável na quantidade de dados confidenciais armazenados e compartilhados entre os colaboradores, fazendo com que um vazamento, de qualquer tipo, gere um prejuízo enorme ao negócio.

Assim, torna- se necessária uma proteção reforçada para os dados de uma empresa, o que envolve uma série de fatores, visando evitar que, caso haja um incidente ou ataque, não exista uma violação dos dados. Entre eles, um dos mais importantes se trata da governança de dados!

O que é governança de dados?

A Governança (ou gestão) de dados é o processo de gerenciamento da disponibilidade, usabilidade, integridade e segurança dos dados em sistemas corporativos, baseando-se em padrões e políticas de dados internos que também controlam o uso de dados.

Uma governança de dados eficaz garante que eles sejam consistentes e confiáveis, além de não serem usados ​​indevidamente. Ela se torna essencial à medida que as empresas enfrentam novas regulamentações de privacidade de dados, dependendo de suas análises para potencializar as operações e conduzir tomadas de decisão dos negócios.

É ela também quem estabelece políticas, processos, controles e tecnologias, visando sempre estruturar da melhor maneira possível os ativos de informação localizados dentro da empresa.

Para isso, são utilizados manuais e códigos de conduta, para que os colaboradores saibam exatamente como tratar as informações armazenadas por ali. Até porque, todos precisam de acesso a dados mínimos para execução de suas atividades dentro da organização.

Mas por que uma empresa precisa de governança de dados?

Em uma empresa, a governança de dados é importante em alguns pontos essenciais, independentemente do segmento. Com ela, por exemplo, é feita a proteção completa das informações relativas ao negócio, para que nada seja acessado por quem não é devidamente autorizado.

Visando custos menores e mais lucro para a empresa, a governança de dados também possibilita uma melhora na tomada de decisões, gerando resultados mais assertivos, que culminam no sucesso do negócio. Isso, feito com transparência, já que os códigos de conduta internos da empresa faz com que todos saibam exatamente o que acontece com cada dado em que possuem acesso.

Desta forma, a proteção de dados e informações sensíveis da empresa são protegidos com eficiência, não permitindo que vazamentos prejudiquem os negócios.

Proteção de dados com CipherTrust

A First Tech oferece ferramentas para proteção de dados, que colabora com a governança de dados, inclusive dados sensíveis para conformidade com regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e PCI, por exemplo.

A marca First Tech está há mais de duas décadas no mercado, protegendo não só os dados das empresas, mas também as transações financeiras e até mesmo garantindo a segurança das redes corporativas, algo importante neste momento de home office, por exemplo.

Entre em contato com o time da First Tech e saiba mais sobre como garantir a segurança e integridade dos dados de uma empresa!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira