Empresas com filiais conectadas e seguras com SD-WAN Fortinet

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A arquitetura SD-WAN Fortinet permite às empresas em expansão implantar ou ampliar suas redes de filiais dentro da filosofia “zero-touch”, o que significa a dispensa de técnicos in-loco para a instalação, reconfiguração e suporte de elementos da estrutura de borda. 

Através de console remoto unificado, o gestor tem total visibilidade da infraestrutura física e da camada de aplicações. Ferramentas práticas de design permitem a distribuição das funções de segurança e das políticas de tráfego para as bordas por meio de recursos de software de gerenciamento. Isto reduz o tempo de ativação de uma filial para questões de horas e não mais de semanas. 

Diferentemente das WANs tradicionais, baseadas em conexões proprietárias MPLS de roteamento por pacotes, a SD-WAN habilita a definição oportunística de caminhos. Fazendo uso dos links que estiverem disponíveis no momento, de forma agnóstica, incluindo MPLS, LTE 4G e 5G ou banda larga IP, a SD-WAN adequa a engenharia de tráfego ao dinamismo dos serviços em nuvem que são ofertados às filiais. Com isto, ela ajuda também a disciplinar os acessos do usuário ao data center ou ao provedor SaaS de maneira orgânica e com impacto positivo na satisfação do usuário.  

Além de escolher a melhor rota entre as várias conexões disponíveis para cada caso, a SD-WAN provê redundância e disponibilidade através de links mais baratos que o MPLS, sem perder de vista os rigores de QoS. Através dos links de celular, associados a serviços IP, a SD-WAN estende o plano arquitetônico das filiais para os espaços BYOD, home-office, força de trabalho em trânsito e para as conectividades de nuvem híbrida. 

Com a consolidação do ambiente multi-cloud e a explosão do teletrabalho, a SD-WAN viabiliza a configuração de redes de filiais mais seguras e performáticas, para suportar aplicativos de trabalho colaborativo como videoconferência, chats e social media, vídeo on-demand e planos flexíveis de VPN, sem perder a noção da segurança do sistema core, por mais granular e elástica que seja a borda.

Entre as vantagens do modelo estão recursos de aprendizado de máquina, significando automação de rotinas de autocorreção, alarme, detecção e aplicação de políticas de segurança e priorização de tráfego.

As facilidades de gerenciamento e expansão da SD-WAN são fortalecidas pela integração da segurança embutida nos dispositivos de rede e de tráfego, constituindo um ambiente único e coeso. Com isto, o projeto da rede dispensa a aquisição de sistemas de segurança específicos a cada implantação ou anexação de roteadores e demais dispositivos. 

A solução SD-WAN da Fortinet permite a priorização dinâmica de tráfego com base nas políticas de desempenho de rede, custo operacional ou de acordo com a importância das aplicações para o negócio, criando uma camada de decisão inteligente orientada a aplicativos. 

Todo o funcionamento da rede de filiais e sua integração com a nuvem e o data center são documentados, em cada ponto do processo e ao longo de toda a infraestrutura. Isto abrange a descoberta e visibilidade dos componentes da rede, com diagnósticos, classificação, recomendações de segurança, atualização e autocorreção com base em aprendizado de máquina.

Nos novos parâmetros competitivos das empresas, oferecer conectividade segura e de alto desempenho é um dos mandamentos centrais da estratégia customer-centric. Ao fornecer para as filiais conexões escaláveis, flexíveis, econômicas e compatíveis com a filosofia “zero-trust”, a arquitetura SD-WAN garante a tranquilidade necessária para a estratégia digital das empresas seja disseminada de forma natural com suas expansões físicas, criando assim um ambiente de negócios único e de gerenciamento centralizado.

Benefícios da plataforma Fortinet Secure SD-WAN

Melhor experiência do usuário: A flexibilidade para a escolha das conexões mais vantajosas para a cada aplicação ou situação de tráfego faz com que a SD-WAN forneça uma ótima experiência ao usuário no acesso a recursos da rede principal e da nuvem múltipla. Diferentemente das conexões tradicionais MPLS, por roteamento de pacotes fechados e opacos, a arquitetura SD-WAM oferece visibilidade da aplicação já no início do acionamento, viabilizando a escolha do melhor caminho para a prestação do serviço. 

TCO mais baixo: A tecnologia de tráfego agnóstica mobiliza todas as formas de conexão disponíveis, libertando a rede remota e as filiais da dependência de contratos fixos de linhas alugadas MPLS e outras tecnologias proprietárias. Além disso, a solução integra a engenharia de tráfego com a estrutura e as políticas de segurança. E ao lado de tudo isto, permite o gerenciamento remoto unificado com recursos de configuração e suporte zero-touch, tornando a Fortinet Secure SD-WAN a solução mais econômica e performática para a expansão e manutenção das redes de filiais.

Simplicidade: As características de integração máxima de funções, gerenciamento em console único e inteligência distribuída de tráfego, permitem conter a multiplicação de pontos de roteamento, processamento, storage, aplicações, pessoas e pontos de segurança. Sem falar na automação de processos que fortalece a base de simplicidade para os projetos de expansão ou manutenção das redes no ambiente híbrido ou de multi-cloud.

Em sintonia com a nuvem: Assim como define dinamicamente os planos de conexão de filiais com base em regras de negócio e segurança zero-trust, a Fortinet Secure SD-WAN fornece serviços de acesso a data center ou SaaS de maneira orgânica, oferecendo acesso à nuvem sem restrição de provedores ou ambientes operacionais de container.

Você pode contratar as soluções de SD-WAN com a First Tech!

Saiba mais sobre SD-WAN acessando aqui e fale com nossos especialistas!

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira