First Tech vence Prêmio Relatório Bancário com case de HSM como Serviço

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
First Tech vence Prêmio Relatório Bancário com case de HSM como Serviço

Há 25 anos no mercado de serviços e soluções em tecnologia da informação, a First Tech foi uma das vencedoras na edição 2020 do Prêmio Relatório Bancário que aconteceu no dia 07 de dezembro, evento realizado pela Cantarino Brasileiro. A empresa conquistou o prêmio na Categoria Solução para Nuvem, dentro do Pilar Empresas de Meios de Pagamento, com o recém-lançado HoP (HSM off Premise).

O case apresentado foi o da startup Swap, que conseguiu multiplicar sua carteira de clientes após adotar a solução de HSM como serviço disponibilizada pela First Tech. “Eles nos procuraram porque queriam oferecer aos clientes uma infraestrutura adequada para colocá-los no controle dos meios de pagamento”, explica Edmar Siqueira, Head de Tecnologia e Informação da First Tech.

A startup havia iniciado um projeto de provedor de serviços e precisava montar uma empresa de emissão e processamento de cartão. Por considerar segurança um pilar fundamental, decidiu adequar-se às exigências do PCI DSS para estar em conformidade com os padrões de segurança de dados no segmento de cartões. Contudo, a compra de um HSM não foi considerada o melhor uso dos recursos disponíveis naquele momento.

A busca por soluções e por um fornecedor conceituado levou a Swap até a First Tech, que disponibilizou o modelo HoP (HSM off Premise), uma novidade no mercado brasileiro. O HSM como serviço inclui ambiente com sala segura, para inserção de chaves, suporte de profissionais capacitados, treinamento da equipe, consultoria e serviços. Com isso, a operação da startup ficaria ainda mais eficiente.

“A solução foi planejada de acordo com a necessidade da Swap. A First Tech levou em consideração o volume de processamento de transações que seriam executadas para formatar o pacote, o que também contribuiu com a geração de economia para eles”, relata Siqueira.

Esta, aliás, sempre foi a preocupação da First Tech, fazer com que o projeto do cliente dê certo. “A essência da First Tech é levar para o cliente o melhor de nós, de nossa equipe. Com isso, aumentamos a proximidade e todos ficam envolvidos na busca dos melhores resultados”, ressalta.

Um cenário inesperado

Edmar Siqueira liderou o desenvolvimento da solução, que foi aplicada pela equipe de especialistas da First Tech, em plena pandemia do coronavírus. “Esse foi um desafio para nós e para a Swap, que precisava realizar a implantação das soluções para oferta dos serviços às fintechs clientes naquele momento. Se não tivesse um ambiente seguro homologado, não iria operar”, relembra.

A Swap precisava encontrar uma solução que se adequasse à sua realidade e alternativas para montar uma empresa de emissão e processamento de cartão mesmo em meio à pandemia.

A instalação dos equipamentos necessários teria que ocorrer em duas cidades diferentes – São Paulo e Rio de Janeiro – garantindo toda a segurança ao sistema e à saúde dos trabalhadores. E foi exatamente assim que tudo ocorreu.

“Todo o trabalho foi marcado por idas ao data center para implementar a solução, e uso da sala segura para providenciar a geração das chaves criptográficas nas instalações da First Tech. Sempre cumprindo os protocolos de segurança à saúde estabelecidos pela OMS”. Afirma Siqueira.

O êxito da startup em associar seu produto a uma empresa reconhecida no mercado, como a First Tech, resultou em agilidade e eficiência, contribuindo para que a Swap consolidasse a imagem institucional de uma empresa líder em inovação digital.

“A solução apresentada nos impressionou bastante, tanto pelo fator tecnológico, como pela economia financeira que teríamos em poder utilizar a Sala Segura da Fisrt Tech. E a agilidade deles nos favoreceu muito. Os representantes da Bandeira para quem escolhemos processar nos disseram que esse foi o projeto mais rápido nos últimos 15 anos, nos quesitos de implementação da emissão de cartão como uma processadora / emissora”, revela Bruno Napolitano, CISO Security/Risk/Fraud da SWAP.

Acesse aqui para saber mais sobre o HoP HSM off Premises da First Tech.

Reconhecimento

Para Marcelo Abreu, um dos sócios e diretor de Marketing da First Tech, o atendimento à Swap consolida o HoP, que mesmo em pouco tempo de mercado, já mostrou sua eficácia.

“Nossa empresa está nessa área há muitos anos, a primeira operação foi para a extinta Credicard no Brasil, em 1996. O Prêmio Relatório Bancário reforça a relevância dessa atuação para meios de pagamento”, afirma.

Abreu afirma que receber um prêmio como esse, em plena a pandemia, renova a disposição de toda a equipe, que se dedicou integralmente ao projeto. “Neste ano, em especial, os meios de pagamento tinham que estar muito disponíveis. E envolveu uma grande dedicação de nossa equipe para promover a solução que a startup precisava. Essa é nossa missão. Não adianta trazer uma grande solução, se não for adequada para a empresa. Então, ficamos muito felizes por deixar o cliente satisfeito e também pelo reconhecimento”, finaliza Abreu.

Veja também