Por que Multicloud? Como garantir a segurança desse ambiente?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Por que Multicloud? Como garantir a segurança desse ambiente?

As estratégias em Multicloud têm dominado o mercado. O 9º relatório anual Flexera 2020 State of the Cloud, que revela as principais tendências de computação em nuvem, aponta que 93% das empresas já adotaram o uso de várias nuvens e trabalham com vários provedores de nuvem.

A pesquisa foi realizada com 750 profissionais de TI, em fevereiro e março de 2020, início da pandemia do coronavírus. O resultado mostra que a estratégia em Multicloud é um acelerador de negócios e um habilitador de inovação. Ainda segundo o relatório, a maioria das empresas espera aumentar o uso da nuvem devido às consequências da Covid-19.

E não é à toa que tantas empresas têm optado por Multicloud. A solução atende a uma série de necessidades de negócios, incluindo recuperação de desastres, backup de dados, resiliência de aplicativos e cobertura global.

O backup de dados em outro ambiente Cloud é visto como uma das principais vantagens, já que auxilia em caso de pico de demanda ou até de incidentes inesperados. Contudo, há inúmeros outros benefícios.

Por que Multicloud?

Com várias nuvens é possível, por exemplo, desenvolver um aplicativo em uma nuvem e testá-lo em outra, reduzindo o tempo de lançamento no mercado. E isso vale para tudo. Você pode ter os ambientes de desenvolvimento e de teste em uma nuvem e o ambiente de produção em outra.

A estratégia também minimiza os riscos de interrupções. O serviço garante mais flexibilidade na contratação de produtos e é indicado para qualquer empresa que utilize Cloud. Em curto prazo, ainda auxilia na organização da infraestrutura com as melhores opções do mercado entre os provedores disponíveis. Todos sabemos que concorrência gera aprimoramento nas entregas. E com a oferta de serviços aumentada, os valores são reduzidos.

O objetivo inicial de se criar a possibilidade de várias nuvens era contornar os problemas que resultavam em perda de dados e downtime, muito comuns nas nuvens mais antigas.

Hoje, a Multicloud conquistou o posto de estratégia eficaz para evitar perda de dados ou tempo de inatividade em decorrência das falhas de aplicações na nuvem. A redução de riscos – já que o armazenamento de dados é feito em diferentes Clouds – também é outra vantagem.

Além disso, o uso da Multicloud pode atender ainda a certas regulamentações. Algumas regras governamentais determinam o armazenamento de dados em território nacional. Assim, é possível cumprir a legislação e, ao mesmo tempo, alocar outros serviços de forma independente.

Como garantir a segurança desse ambiente

Gerenciar e proteger uma variedade de diferentes cargas de trabalho e ambientes de nuvem pública e privada, entretanto, ainda é um desafio para muitas organizações, que conectam suas nuvens por meio de sua borda WAN de data center local.

O uso desse tipo de abordagem de infraestrutura WAN tradicional, embora seguro, inibe os recursos de várias nuvens e resulta em complexidade de implantação, desempenho de rede inconsistente e conectividade cara.

Líder global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizadas, a Fortinet, parceira da First Tech, lançou em 2020 o Secure SD-WAN para Multi-Cloud, uma solução de rede e segurança que resolve os desafios comuns de desempenho, visibilidade, custo e controle de aplicativos associado a implantações de várias nuvens, permitindo SD-WAN em várias nuvens e regiões.

Outra solução recomendada pela First Tech é o o FortiCWP (Cloud Workloud Protection), que possibilita o gerenciamento de risco de infraestrutura em operações Multicloud e tem a função de monitorar e rastrear todas as ações dos usuários na rede.

Com as soluções que a First Tech tem oferecido por meio de sua equipe especializada, os clientes têm segurança garantida, facilidade na implantação e acompanhamento, o que dá segurança também ao processo de instalação.

Para saber mais detalhes, clique aqui e entre em contato conosco. Nossos especialistas terão muito prazer em atender.

Veja também