Proteger a empresa de phishing e engenharia social é uma das ações para quem se preocupa com a cibersegurança. Embora sejam práticas conhecidas, ainda são responsáveis por muitas intrusões e violação de dados. Mas, antes de partirmos para as dicas, é bom relembrar do que se trata esse ataque.
Em linhas gerais, os ataques de engenharia social são aqueles cujo usuário mal intencionado usa maneiras para enganar colaboradores para ter acesso a dados sigilosos, como login e senha. Os ataques de phishing fazem parte dessa categoria. Neles, os criminosos se passam por membros da própria empresa ou de parceiros, enviando links em mensagens supostamente autênticas. Todavia, essas direcionam para páginas maliciosas com o intuito de roubar credenciais e informações sensíveis.
Certo, mas e como evitar que você e sua equipe não caiam nessas fraudes? Quais as medidas mais importantes na hora de proteger a empresa de phishing e engenharia social?
Dicas para proteger a empresa ataques de phishing e engenharia social
Atenção aos e-mails
É impossível falar em engenharia social e phishing sem mencionar a importância da segurança de e-mail na proteção contra ameaças cibernéticas. Afinal, no meio corporativo, é através do endereço eletrônico que a maioria dos usuários mal intencionados têm mais chances de sucesso. E, infelizmente, eles vêm tendo êxito. Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2022, 38 milhões de tentativas de phishing foram bloqueadas na América Latina ― 110 por minuto ―, segundo levantamento da Kaspersky. Ainda segundo o relatório, 1.500 dessas aconteceram no Brasil.
Muito se deve ao grau de sofisticação que envolve esses ataques. Em um caso bastante famoso, um alto executivo da Mattel, empresa estadunidense de brinquedos, aprovou uma transação no valor de U$ 3 milhões. O dinheiro, que ele pensava estar sendo transferido para uma offshore chinesa, na verdade, estava indo direto para os fraudadores. Isso prova que ninguém está imune de ser enganado.
Evite clicar em links ou anexos
Os links e anexos contém os principais meios de phishing. É muito importante se atentar às URLs, analisando inclusive, seu destino.
É de suma importância evitar o download de anexos suspeitos, principalmente aqueles com extensão .zip ou .exe.
Desconfie sempre
Quando se trata de ciberataques, a desconfiança sempre precisa estar presente, então, analise bem mensagens com tom alarmista ou senso de urgência. A dica é, se manter atento a qualquer mensagem sobre bloqueio de conta, fatura em atraso ou assuntos semelhantes.
Sempre confirme as informações
Empresas idôneas NÃO costumam pedir dados sensíveis por e-mail ou por telefone. Portanto, lembre-se de sempre checar e confirmar se as informações são verdadeiras através de canais oficiais.
Treinamento é a base para tudo
Esta é uma dica que mostramos com frequência e não é por acaso. Colaboradores bem treinados são uma ótima barreira contra ataques cibernéticos. No fim das contas, são eles quem lidarão com os ataques de phishing no dia a dia. Algumas empresas, inclusive, realizam testes de simulação, focados em mostrar ao usuário como reconhecer essas solicitações maliciosas.
A cibersegurança precisa que todos tenham em mente aos quais estão expostos. Para isso, é fundamental tirar esse assunto da pauta apenas da equipe de TI e, assim, disseminá-lo em todos os setores. Usuários bem treinados são uma das melhores formas de evitar as principais ameaças cibernéticas.
Esperamos que este conteúdo possa te alertar sobre como pode proteger sua empresa contra os ataques de phishing ainda hoje. Que tal começar compartilhando este artigo com a sua equipe? Como você viu, manter todo mundo informado é uma das formas de aumentar a sua segurança cibernética!
A First Tech oferece soluções para ajudar na proteção contra ataques de phishing, basta entrar em contato com nosso time.