Sem dúvidas, são inúmeros os dados sensíveis que circulam pela rede da sua empresa. E você sabe bem que um vazamento decorrente de um ataque cibernético traz prejuízos incalculáveis. Afinal, não dá para mensurar os danos à imagem e à credibilidade do negócio. Para dar a proteção de que essas informações precisam, os Serviços Gerenciados de Segurança (MSS) são cada vez mais procurados.
Entenda o que são Serviços Gerenciados de Segurança (MSS)
Como o nome sugere, este é um serviço, não um produto. Ele é oferecido por empresas especializadas em segurança cibernética e, por meio dele, monitoram, gerenciam, detectam e respondem a incidentes em tempo real. Ou seja, com o MSS, sua empresa conta com um parceiro dedicado exclusivamente à prevenção e combate de ameaças cibernéticas.
Isso é especialmente importante quando consideramos os ataques cada vez mais elaborados. Não à toa, grandes empresas e, até mesmo, órgãos públicos têm sido expostos por meio do vazamento de dados. O relatório Cyberthreat Defense Report da CyberEdge Group, empresa estadunidense de pesquisa e consultoria, mostrou que 85% das empresas participantes foram vítimas de algum ataque cibernético bem-sucedido em 2021 ― vale lembrar que este é o ano-base da pesquisa, uma vez que os dados de 2022 ainda não foram divulgados.
Acontece que, internamente, é bastante difícil dar conta de tanta demanda. Além dos altos investimentos em infraestrutura, há a contratação e treinamento de profissionais. Assim, a adesão aos Serviços Gerenciados de Segurança (MSS) com empresas especializadas tem se mostrado a solução ideal para quem quer reduzir custos e ter um nível de proteção de dados superior.
Saiba como o MSS atua para proteger dados sensíveis
O Managed Security Services (MSS) vê a rede de maneira holística e, por isso, a monitora de ponta a ponta. Ainda, atua na detecção e reação a incidentes de segurança cibernética com visibilidade e automação. A equipe responsável se vale de ferramentas avançadas para mapear os pontos de risco sistêmico relacionados ao workflow, a fim de identificar e responder rapidamente aos eventos.
A partir disso, cria-se um mapa de vulnerabilidades que precisa estar sempre atualizado para garantir uma defesa eficiente. Esse monitoramento proativo inclui, também, ataques simulados, que colocam a estrutura à prova e oferecem uma visão ainda mais completa aos profissionais, sanando os gargalos assim que encontrados.
Ao contratar uma empresa confiável de Serviços Gerenciados de Segurança, o monitoramento proativo acontece 24h, todos os dias da semana. Neles, ativos críticos ao negócio são acompanhados em tempo real, ação essencial na estratégia de proteção. Isso ocorre por meio de sistemas de coleta de eventos e logs comparados a padrões e assinaturas de ataques.
De maneira resumida, os serviços englobam:
- soluções de identidade que realizam o controle seguro de permissões para usuários administrativos de modo a proteger sistemas e dados críticos;
- gerenciamento contínuo de riscos digitais e varredura do ambiente interno e externo, gestão de visibilidade dos riscos e direcionamento de ações proativas;
- identificação de ameaças e ações proativas para mitigar riscos. Proteção de endpoints, sistemas e rede contra malwares e outras ameaças;
- garantia de segurança de rede contra ameaças externas, controle de tráfego de dados para rede on-premises e cloud;
- soluções de segurança para proteção de aplicações web e APIs expostas na Internet.
O MSS da First Tech utiliza sistemas de proteção em diferentes níveis: perímetro, redes, end-points, aplicações e dados. Além disso, usa ferramentas e sistemas Powered by Fortinet, líder no Gartner em soluções de cibersegurança com FortiSIEM. Entre em contato para saber mais sobre como iniciar esse serviço em sua empresa.