Segurança em nuvem

Os benefícios da segurança em nuvem para empresas de todos os tamanhos

Quando falamos em segurança em nuvem, estamos nos referindo às práticas e tecnologias utilizadas para proteger os dados armazenados, processados e transmitidos em serviços de computação em nuvem. O objetivo, como você pode imaginar, é protegê-los contra ameaças externas (cibercriminosos, ransomware e ataques de negação de serviço) e internas (falhas humanas e problemas em hardwares, por exemplo).

Entretanto, ainda é bem comum encontrarmos gestores que não sabem se é possível ou não confiar na segurança de dados na nuvem. Adiantamos que, sim, esse é um recurso extremamente eficaz e confiável. Mas existem outras vantagens de aderir e é sobre elas que falaremos neste artigo. Confira uma prévia dos benefícios que você conhecerá:

  1. redução de custos e escalabilidade;
  2. maior proteção de dados;
  3. implementação facilitada.

Continue a leitura para conhecer os detalhes e entender por que a segurança em nuvem é uma excelente opção para empresas de todos os tamanhos.

3 benefícios da segurança em nuvem para o seu negócio

1. Redução de custos e escalabilidade

Definitivamente, investir em soluções de segurança físicas já não faz mais sentido para nenhuma empresa, independentemente do porte. Afinal, existem soluções robustas executadas on-line tão ou mais eficientes que qualquer estrutura própria. Até porque, para isso, é necessário gastar com hardwares e, possivelmente, com a contratação de mais profissionais para a equipe de TI. A tecnologia cloud ainda diminuiu os gastos com backup de dados e facilitou o armazenamento dessas informações em sites redundantes, o que aumenta as chances de recuperação em casos de incidentes.

Além de reduzir as despesas, a segurança em nuvem traz outra vantagem bastante atrativa: a escalabilidade. Ou seja, na medida que as suas necessidades mudam, o serviço se adapta a elas. Assim, novas funcionalidades podem ser adquiridas ou, então, canceladas.

2. Maior proteção de dados

Com funcionários trabalhando em home office, muitos gestores têm se preocupado com a proteção dos dados. Essa preocupação acontece, tendo em vista, o acesso remoto e, muitas vezes, o uso de dispositivos pessoais pelos colaboradores. Assim, encontrar meios de prevenir as ameaças cibernéticas, deve ser, de fato, uma prioridade. A segurança em nuvem ajuda nessa questão, uma vez que permite que sejam determinados os usuários que terão acesso às informações, evitando a visualização de pessoas não autorizadas, bem como viabiliza o rastreamento de todas as ações executadas.

Mas não é apenas por esses motivos que a segurança em nuvem é a melhor opção para proteção dos dados. Muitas empresas têm instâncias de infraestrutura, como serviço (IaaS), configuradas incorretamente, o que pode deixar os dados expostos de maneira inadequada. Também, as soluções mais robustas garantem o acesso seguro aos dados corporativos com VPN para trabalho remoto.

3. Implementação facilitada

Ao contrário de uma estrutura física, a segurança em nuvem é fácil de ser colocada em prática. Até porque esse esforço não fica por conta da sua equipe, mas sim de uma empresa especializada, que saberá como fazer a integração e quais aplicações críticas devem ser priorizadas. Ainda, por estar focada nesse ponto, terá uma visão holística acerca da cibersegurança.

Mais que contar com essas facilidades, não podemos deixar de mencionar o suporte. A First Tech, por exemplo, disponibiliza uma equipe que monitora os ativos em tempo real, a todo momento. Esse detalhe faz toda a diferença em uma estratégia de proteção. Por fim, contratar o serviço de segurança em nuvem garante que seu negócio esteja em conformidade com todas as regras. Normas ISO 27001 e ISO 27002, além da LGPD, trazem a garantia de que não haverão problemas legais.

Viu como investir em uma boa ferramenta de segurança em nuvem pode ser benéfico para o seu negócio? E aqui vale lembrar que eles se estendem às empresas de todos os tamanhos e, até mesmo, às organizações de pequeno porte que devem ter a proteção de dados enquanto prioridade. Ainda tem dúvidas? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Cibersegurança