Proteger dados

Como proteger dados e evitar danos por ataques cibernéticos em sua empresa

Quem acompanha a First Tech nas redes sociais e aqui no blog sabe bem: muitos fatores estão relacionados aos ataques de ransomware. Sendo assim, definir estratégias para proteger os dados em uma empresa é indispensável, pois, muitas vezes, as táticas, técnicas e tecnologias usadas nessas ações maliciosas, não andam na mesma velocidade que as ações de defesa. Por isso, estar um passo à frente, estimular e trabalhar a prevenção, é o melhor caminho.

A First Tech é uma empresa reconhecida por sua atuação eficiente nesse contexto. Continue a leitura para saber mais a respeito. Acompanhe!

Qual ferramenta usar para evitar as ameaças de ataques cibernéticos e proteção de dados

Deixando de ser uma preocupação presente apenas nos ambientes on-line, proteger dados e manter sistemas seguros é um enorme desafio para as organizações. Pensando nisso, a First Tech oferece o Ciphertrust, da Thales, uma ferramenta robusta para gestores que priorizam a cibersegurança.

Antes de detalhar a solução, é necessário entender um pouco sobre os impactos que um ataque de ransomware é capaz de promover. Esse código nocivo pode sequestrar dados e revogar o acesso dos administradores, causando danos também na “vida real”.

O golpe representa uma ameaça sem precedentes e, hoje em dia, seus prejuízos já vão além do financeiro. Um exemplo pode ser visto em uma situação atual: a guerra entre Rússia e Ucrânia. De acordo com a Microsoft, é provável que hackers ligados às forças armadas da Rússia sejam os responsáveis pelos ataques de ransomware ocorridos em outubro contra empresas de transporte e logística ucranianas e polonesas.

Fonte: Forbes: Microsoft diz que Ucrânia e Polônia foram alvo de novo ataque de ransomware.

Para prevenir problemas desse tipo e magnitude, o Ciphertrust possui diversos recursos, que são:

  • recursos paraconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e outras normas importantes;
  • criptografia transparente para arquivos, bancos de dados e outros;
  • análise de riscos com visualização de dados;
  • controle de acesso de usuários privilegiados;
  • fácil implementação e escalável.

Com a solução Ciphertrust, é possível ter tudo que é preciso, com descoberta, classificação, proteção e gerenciamento de dados, oferecendo mais segurança de forma simplificada.

Como o CipherTrust trabalha para proteger os dados

Para proteger dados e ampliar o alcance das estratégias de cibersegurança, o Ciphertrust da First Tech é modular. A alternativa permite que a proteção seja articulada de acordo com a necessidade. É possível solicitar a implementação de acordo com a necessidade, adequando, inclusive, o valor de investimento. Assim como é possível realizar o escalonamento de forma fácil. Veja os módulos disponíveis.

  1. Ciphertrust Key Management:oferece o gerenciamento centralizado de chaves para serviços relacionados ao Ciphertrust (Vormetric), Oracle/TDE (Transparent Data Encryption) e Microsoft SQL Server TDE.
  2. Data Discovery and Classification:ideal para localizar dados sensíveis, estruturados e não estruturados que estejam regulamentados e armazenados em nuvem, big data ou repositórios.
  3. Ciphertrust Transparent Encryption:esse módulo preserva dados mesmo em repouso, controlando os acessos com whitelistening de aplicativos para impedir ataques de ransomware.
  4. Ciphertrust Tokenization with Dynamic Data Masking:disponibilização de recursos para a anonimização, pseudonimização, tokenização e mascaramento dinâmico de dados.
  5. Ciphertrust Security Intelligence:liberação de logs com registros granulares e informações auditáveis sobre as atividades de acesso aos sistemas.
  6. Ciphertrust Application Data Protection:as APIs concedidas são documentadas e baseadas em padrões, otimizando o trabalho de desenvolvedores.
  7. Ciphertrust Manager:possibilita a administração integral e centralizada das chaves e políticas de segurança para todas as técnicas vistas acima.

Adicione camadas extras de segurança com monitoramento e resposta a incidentes

Segurança da informação é a especialidade da First Tech há quase 30 anos. Por esse motivo, sabemos bem que para qualquer solução adotada para cibersegurança, é recomendável também um serviço de monitoramento e resposta a incidentes em tempo real. Para isso, você conta com o First Protection Center, o SOC da First Tech. Se trata de um centro de operações completo, com alta disponibilidade de recursos para garantir a segurança completa dos seus dados.

Bom, agora que você já sabe que proteger dados, apesar de envolver muitos fatores, pode ficar mais simples se você contar com o parceiro certo. Ao longo do texto, apresentamos o Ciphertrust, seu conceito e seus módulos.

Se o conteúdo deste artigo faz sentido em sua realidade, temos um convite especial! Clique aqui e solicite um bate-papo com nosso time. Assim você poderá tirar todas as dúvidas e conhecer melhor nossas soluções. Até a próxima leitura!

Tokenização de Bandeira