A jornada de compra do consumidor atual está longe de ser linear. Um interesse que surge na loja física, rapidamente, pode se transformar em uma compra on-line. Caso o produto não atenda às expectativas, o cliente recorre a algum dos canais de atendimento para dar sequência à devolução. Uma boa estratégia omnichannel tem o objetivo de unificar todas essas plataformas, dando ao cliente uma experiência coerente do começo ao fim. E os meios de pagamento são uma parte importante em proporcionar isso.
Por que dar atenção aos meios de pagamento ao implementar uma estratégia omnichannel?
Basicamente, para que você não perca nenhuma venda. Imagine que o cliente gosta de um produto que encontrou na sua loja física, mas a cor disponível não o agrada. Você pode deixá-lo sair com a promessa de que conseguirá o modelo desejado e, assim, correr o risco dele comprar em outro lugar. Ou, então, propor que ele efetue o pagamento na loja e receba o item em questão diretamente em casa.
Ainda, há momentos em que ocorre o oposto: o consumidor quer comprar on-line, porém o prazo de entrega é maior do que ele quer esperar. Se a sua loja adota uma estratégia omnichannel que considera os meios de pagamento, ele terá a opção de comprar no site e retirar na loja física. Portanto, a jornada de compra flui entre o físico e o digital de maneira integrada, sem atritos.
Até porque a proposta do omnichannel é que existe uma convergência em todos os canais, das redes sociais às lojas físicas e aplicativos, sem esquecer dos meios de pagamento. Oferecer uma experiência personalizada, que se adapte aos anseios do consumidor e dê a ele opções de escolha, é, sem dúvidas, um dos principais atributos de uma estratégia omnichannel de sucesso.
Quais os benefícios que sua empresa pode esperar ao oferecer meios de pagamento omnichannel?
Aumento das vendas
Essa é uma consequência natural de incorporar os meios de pagamento à estratégia omnichannel. Afinal, os clientes têm a flexibilidade para escolher o método de pagamento mais conveniente, o que diminui os entraves para concluir a transação e a taxa de abandono de carrinho.
Confira no blog: Como aumentar as vendas usando o celular no ponto de venda?
Maior fidelização
Caso a primeira experiência de compra atenda às expectativas, é bem provável que esse será um consumidor recorrente. Isso pode ajudar a empresa a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes, como mostrou um estudo conduzido pela Invesp. De acordo com ele, os negócios que investiram na integração de todos os canais mostraram uma média de retenção de 89%.
Competitividade
Oferecer meios de pagamento omnichannel pode auxiliar a empresa a se destacar da concorrência. Isso porque os consumidores buscam, cada vez mais, opções de pagamento flexíveis e convenientes e sai na frente quem oferece essa facilidade.
Leia também: Como melhorar a credibilidade do seu e-commerce?
Coleta de dados importantes
Ao monitorar os padrões de pagamento dos clientes em diferentes canais, a empresa consegue acesso a dados valiosos sobre o comportamento dos clientes. A partir disso, pode ajustar suas estratégias de marketing e vendas de acordo com essas informações.
Investir em uma estratégia robusta de omnichannel, que considere os meios de pagamento como um ponto essencial para a experiência do cliente, de fato, exige certos cuidados e recursos. Entretanto, desafios como a integração operacional e treinamento dos profissionais são facilmente superados em pouco tempo, enquanto os resultados se mostram de maneira consistente.
Agora que você já entendeu melhor a relação entre o omnichannel e os meios de pagamento, leia também o artigo “Como melhorar a experiência do usuário durante a compra no e-commerce?”. Nele, você verá três fatores que impactam diretamente na satisfação dos usuários e conhecerá a ferramenta ideal para a segurança das transações on-line. Boa leitura e até a próxima!