SD-WAN: por que a minha empresa precisa investir em um bom gerenciamento de redes?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O gerenciamento de redes, principalmente se feito com um SD-WAN, é essencial para empresas com filiais e de qualquer área de atuação do mercado.

Dentro deste ponto, se contratada uma solução eficiente, estão englobados fatores como a gestão completa e, principalmente, a cibersegurança, visto que informações e dados importantes serão trocados entre filiais, por exemplo.

A base de qualquer negócio, atualmente, depende da montagem de uma rede corporativa que atenda a requisitos como disponibilidade, estabilidade, velocidade, integridade e escalabilidade, incluindo também a gestão de funcionalidades como controle dos usuários, performance e quantidade de tráfego entre redes, independentemente de onde os dados estejam armazenados.

Melhorando e padronizando a gestão da estrutura da rede

Projetos de rede com o melhor ROI usam tecnologias de ponta e em linha com os objetivos e necessidade de cada ambiente e negócio.

Controles centralizados e ativos integrados facilitam a implantação e a manutenção do ambiente e reduzem os custos operacionais. Dessa forma, é fato que uma estrutura de rede deve existir para que seja garantido o acesso aos ambientes para a matriz e todas as filiais de uma empresa.

Portanto, uma solução como o Fortigate SD-WAN da Fortinet, utilizando o recurso de SD-Branch, pode ser a alternativa ideal, uma vez que sua estrutura integrada concentra as funcionalidades de firewall, access point, switches e controle de acesso com autenticação multifator e com supervisão através de painel remoto unificado.

A infraestrutura funcional é ancorada pelo sistema operacional FortiOS, que enxerga a rede a partir de uma óptica focada em segurança, economia e flexibilidade. Neste recurso está incluído o SD-Branch, por exemplo, uma solução de SD-WAN da Fortinet.

Sua empresa precisa se atentar à segurança no gerenciamento de redes

Muitas empresas buscam por um gerenciamento de redes no mercado, o que é uma atitude correta. No entanto, a gestão eficiente não basta, a cibersegurança envolve muito mais do que o gerenciamento de redes.

A verdade é que as redes corporativas devem sempre contar com segurança qualificada, que garanta proteção total a tudo o que acontece nos ambientes.

Isto porque o número de ataques cibernéticos vem crescendo gradativamente, sendo criados, inclusive, mais tipos de vírus a cada ano que se passa.

Dessa forma, garantir a segurança da rede é importante para que as informações trocadas dentro da empresa ou entre as filiais sejam protegidas, do contrário, podem causar prejuízos irreparáveis.

Como garantir segurança no gerenciamento de redes corporativas?

Para garantir segurança no processo de gerenciamento de uma rede WAN, soluções como o SD-WAN – SSD-Branch devem ser aplicadas! Para explicar este ponto, veja:

FortiGate

Implementa serviços de firewall e sensor de eventos de segurança na camada de acesso, atuando de forma integrada como os switches wireless de borda;

SD-WAN

Permite a comunicação entre empresas com filiais, pontos distantes, determina a forma mais eficiente na disponibilização de recursos de rede e cria conexões seguras entre endpoints, redes corporativas, servidores e datacenters.

SD-Branch

Leva para o nível de software e centraliza a configuração e o gerenciamento de redes e pontos remotos numa empresa que possui WAN. Resposta atual para as dificuldades trazidas pela constante expansão das redes de filiais e estruturas operacionais remotas.

FortiNAC

Realiza o controle de acesso na rede, oferecendo descoberta e perfil automático de endpoints de usuário ou IoT. Faz varredura de tráfego e aplica as políticas de segurança e hierarquia de acesso estabelecidas;

FortiAP

Solução de access point para a disponibilização e gerenciamento de WiFi seguro, e controle de acessos cabeados, com base em gestão da identidade;

FortiSwitch

Oferece comutação segura de rede e acesso escalonável a aplicações XaaS a partir da borda com a ampla retaguarda de segurança e gerenciamento oferecida pela plataforma Fortinet. Fornece também visibilidade e relatórios consolidados para o gerenciamento da estrutura.

Sobre a First Tech

Fale com nosso time e saiba mais sobre como você pode implementar soluções que garantam melhor gerenciamento de redes em sua empresa com maior segurança.

Veja também