Ameaças e ataques cibernéticos reais às estruturas de TO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Automação de tecnologia Ataques cibernéticos Ameaças cibernéticas

Se você está atento ao aumento dos ataques cibernéticos no mundo, sabe que tudo que está ligado à automação de tecnologia está em risco. Isso porque as ameaças cibernéticas se apresentam cada vez mais sofisticadas, dominando até mesmo sistemas protegidos.

Para além das invasões ocorridas em ambientes digitais, as estruturas de tecnologia operacional (TO) também estão fragilizadas. Mas quais são os motivos que levam a essa vulnerabilidade? E, na prática, será que essas violações são mesmo capazes de prejudicar a sociedade e as grandes corporações públicas e privadas? Bom, durante a leitura deste artigo, você terá as respostas para essas perguntas e outros questionamentos comuns de quem lida com inovação. Acompanhe!

Entenda o que torna a TO sensível aos ataques cibernéticos diante da automação de tecnologia e aumento de ameaças cibernéticas

É claro que não há apenas um fator isolado responsável pelo crescimento dos ataques cibernéticos. De forma geral, as ameaças existem porque a automação de tecnologia, ainda que ande em passos largos, não é capaz de chegar a todos os gestores que lidam com TO. Eles, por sua vez, estão comprometidos com dezenas de tarefas em seu dia. A preocupação com danos em equipamentos e outros acontecimentos que podem causar problemas na produção é real e toma muita atenção. E não é para menos. Tais ocorrências podem atrapalhar a produção e comprometer a satisfação de clientes e colaboradores.

Mas há um ponto bastante importante no cenário que acabamos de citar: os ataques físicos passaram a ter conexão com os cibernéticos. Os invasores acessam remotamente as redes de controle e, mesmo de longe, causam graves consequências.

Tudo isso acontece porque o inevitável avanço tecnológico faz com que as companhias administrem seus dados não somente no papel. O comando da empresa passa a estar acessível em nuvem, incluindo relatórios e centrais de gestão. Na medida em que todos os processos obtêm benefícios com essa automatização, a situação se torna um prato cheio para os hackers.

Saiba quais são as ameaças cibernéticas mais comuns em TO a partir da automação de tecnologia

Recentemente, a Fortinet divulgou mais um de seus importantes relatórios. Na pesquisa sobre a situação da tecnologia operacional e da segurança cibernética em 2022, constatou-se que 93% das organizações de TO sofreram pelo menos uma intrusão nos últimos 12 meses. Destes, 78% tiveram acima de três.

Também de acordo com o documento, apenas 56% das organizações informam estar no nível 3 ou 4 de maturidade da segurança de redes industriais. Esses números ilustram como ainda há um longo caminho a percorrer. Confira, agora, quais são as principais ocorrências de ataques cibernéticos a atingirem estruturas de TO no mundo.

1. Tentativa de envenenamento em Tampa

Não há como tratar sobre questões de TO acreditando que os ataques cibernéticos são situações impossíveis de acontecer na vida real. Prova disso é o caso de Tampa, estado da Flórida, no qual um hacker pretendia envenenar toda a cidade colocando um aditivo químico na água. Como ele fez isso? Invadindo a rede de tecnologia operacional do sistema de abastecimento. Se não houvesse uma intervenção a tempo, a ingestão do produto poderia ser fatal para a população.

2. Rede elétrica da Ucrânia desligada

Infelizmente não se trata da única ocorrência no país. Entretanto, em 2015, autoridades detectaram o primeiro apagão causado por cibercriminosos em Kiev, capital da Ucrânia. Muitas são as dificuldades resultantes desse tipo de ação, já que farmácias, hospitais e outros estabelecimentos de uso essencial são afetados diretamente.

3. Comportas da barragem de Nova York comprometidas

Outro fato foi registrado, dessa vez em uma barragem na cidade de Nova York. A brecha, identificada em 2013, resultou no acesso à liberação de milhões de litros de água atrás da barragem. Rapidamente, os responsáveis pelo local interviram manualmente e impediram a  operação.

Confira, abaixo, o detalhamento dos ataques cibernéticos mais conhecidos. A partir da leitura do infográfico, entenda como as adversidades ocasionam em prejuízos reais para a sociedade.

 

Apesar de ser um tema menos conhecido que o TI, por exemplo, as estruturas de TO apresentam uma forte influência no dia a dia das pessoas. Dessa forma, atitudes preventivas são cruciais para manter a sociedade em segurança em diversos níveis.

Pensando em todos os pontos abordados neste material, a First Tech desenvolveu uma solução eficiente e segura para proteger as estruturas de TO. O SOC First Protection Center é capaz de monitorar, detectar e reagir a incidentes de cibersegurança. O centro de operações é moderno e completo, abrangendo Serviços Gerenciados de Segurança. Utiliza, ainda, ferramentas e sistemas Powered by Fortinet, líder no Gartner em soluções de cibersegurança com FortiSIEM.

Sugestão de leitura: 5 motivos para terceirizar o serviço de SOC da sua empresa

Como você viu neste conteúdo, as ameaças cibernéticas em TO produzem danos para todos, muitas vezes, permanentes. Para evitar que ataques cibernéticos se tornem rotineiros com a evolução da automação de tecnologia, é preciso agir com rapidez. Possuir superfície vulnerável e contar com um fornecedor burocrático e complexo pode retardar o processo de correção.

Para continuar acompanhando as atualizações do setor, acesse nosso blog semanalmente! Sempre tem novidades para manter você por dentro das notícias relacionadas à cibersegurança.

Tokenização de Bandeira

Veja também

Conheça a trajetória da First Tech

Confira como a First Tech iniciou sua jornada no segmento de tecnologia e ampliou suas possibilidades, gerando oportunidades para centenas de parceiros.

Tokenização de Bandeira