O HSM, dispositivo de criptografia baseado em hardware, é fisicamente seguro e resistente à violação. Ele fornece funcionalidades criptográficas com capacidade de geração e armazenamento de chaves simétricas e assimétricas. Isso faz dele uma excelente ferramenta para bancos, emissores, processadoras, gateways de pagamento, adquirentes, sub-adquirentes e fintechs que querem inovar nos serviços oferecidos. O HSM as a Service, por sua vez, traz outra vantagem: a possibilidade de terceirizar a infraestrutura e usá-la por meio de assinaturas.
3 pontos para considerar ao definir o melhor HSM as a Service
Entretanto, é preciso saber escolher uma boa parceria de HSM as a Service. Abaixo, elencamos fatores para embasar a sua decisão.
1. Conformidade com o PCI
Este deve ser o ponto de partida da sua análise. O comprometimento do seu fornecedor de HSM as a Service deve ser total. Isso porque é o PCI SSC (Payment Card Industry Security Standards Council) que estabelece normas para a operação de empresas envolvidas na cadeia de pagamentos por cartão. O objetivo é ampliar a segurança e evitar fraudes nos pagamentos.
2. Implementação e migração
Partir para o HSM as a Service não precisa ser uma dor de cabeça, tanto para quem quer migrar da própria estrutura para a nuvem quanto para aqueles que querem começar do zero. Isso pois já existem serviços modernos que conseguem proporcionar uma migração rápida e segura para a ativação dos serviços, com fácil integração do ambiente focado no processamento de transações de pagamento.
Confira mais detalhes em: O que eu preciso saber sobre migrar infraestrutura de segurança de pagamentos para cloud?
3. Suporte técnico
Este é um diferencial importante para quem busca a contratação de um HSM as a Service. Afinal, mesmo com tanta tecnologia empregada, ter um profissional capacitado à disposição a fim de ajudar com dúvidas ou eventuais dificuldades é essencial para quem lida com o processamento de pagamentos.
Conheça o HoP ― HSM off Premises, desenvolvido pela First Tech em parceria com a Thales
O HoP (HSM off Premises) é uma infraestrutura HSM as a Service, baseada em módulos físicos de HSMs (Hardware Security Module) para pagamentos e microsserviços pré-definidos ao gerenciamento da segurança de dados com criptografia. Como o nome sugere, é disponibilizado por meio de assinatura, o que permite a rápida ativação e fácil integração. Tudo com segurança garantida e consonância aos padrões exigidos pelo PCI.
As soluções oferecidas pelo HoP se dividem em três ambientes para processamento e proteção de dados de pagamentos com cartões de crédito ou débito, os quais são:
- GO: voltado ao processamento de transações de pagamento, este serviço de infraestrutura em Cloud conecta aplicações de pagamento em ambiente de produção com HSM;
- LAB: serviço de infraestrutura com HSM exclusivo para o desenvolvimento e teste de aplicações de pagamento;
- API: APIs com microsserviços de criptografia, que conectam diferentes aplicativos com dispositivos HSMs.
Com segurança e conformidade garantidas, o serviço proporciona uma alternativa de baixo custo ao processamento de transações financeiras. Isso é especialmente fundamental às fintechs ou empresas envolvidas no ecossistema de pagamentos digitais, como adquirentes, subadquirentes, processadoras, bancos e outras.
O HoP Cloud HSM oferece uma série de vantagens. Sala segura para cerimonial de chaves, monitoramento em tempo real, funções HSM payshield 10K e a garantia da gestão de governança do ambiente são algumas delas. A significativa redução de custos também não pode deixar de ser mencionada.
Conheça as empresas envolvidas no desenvolvimento do HoP
Contudo, um dos maiores diferenciais do HoP está na expertise envolvida no seu desenvolvimento. A First Tech, com 30 anos de experiência no mercado brasileiro de pagamentos, é líder na oferta de HSMs e conta com mais de 130 clientes com contratos, além de atender o setor financeiro em todo o território nacional. A empresa, ainda, é responsável por equipamentos que processam mais de 80% das transações dos maiores adquirentes e bancos em geral.
A Thales, por sua vez, é líder mundial em proteção de dados. É responsável por habilitar as organizações a proteger e gerenciar suas informações mais confidenciais, onde quer que sejam criadas, compartilhadas ou armazenadas. Isso a fez se tornar conhecida por seu compromisso com a segurança cibernética e proteção de dados, uma vez que atende diversas indústrias e organizações em todo o mundo.
Quer mais informações sobre o HoP da First Tech? Envie um e-mail para contato@first-tech.com que, em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.